Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

Na manhã desta quarta-feira (03), o Governo do Estado, por meio do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), participou da Assembleia Geral de fundação da Federação dos Cafés do Estado do Espírito Santo (Fecafés). A reunião aconteceu no Palácio Anchieta, em Vitória, e contou com a participação de representantes de produtores e diversas autoridades.
A Fecafés é constituída por quatro cooperativas que atuam na cafeicultura de Conilon do Espírito Santo: Cooabriel, Coopeavi, Cafesul e Coopbac. As cooperativas atuam como apoiadoras e gestoras da Federação. A missão inicial da federação é gerir a IG (Indicação Geográfica) do Conilon capixaba.
O Incaper, que já atua promovendo soluções tecnológicas e sociais por meio de ações integradas de pesquisa, assistência técnica e extensão rural aos cafeicultores capixabas, participou da concepção da Fecafés. “O café é o primeiro produto agropecuário a criar uma Federação. Isso demonstra a importância do Conilon e valoriza a cafeicultura do nosso estado ”, reforçou o diretor-presidente do Incaper, Antonio Carlos Machado.
“A Federação é importante para o desenvolvimento regional e a valorização do cafeicultor. Estamos dando um importante passo para que o nosso café seja reconhecido em qualquer lugar do mundo ”, destacou a analista da unidade de Agronegócio do Sebrae, Cintya Pereira Soares.

Na ocasião foi assinado o termo de posse da Diretoria e do Conselho Administrativo da Federação. O corpo diretivo será composto pelo diretor presidente, Luiz Carlos Bastianello (Cooabriel) e pelo diretor administrativo-financeiro, Erasmo Carlos Negris (Coopbac). “A Fecafés está sendo constituída a partir da IG [Indicação Geográfica], mas transcende ”, disse Erasmo.
IG &ndash, Indicação Geográfica
Há três processos de Indicação Geográfica dos cafés produzidos no Espírito Santo: Caparaó, Cafés das Montanhas do ES e Conilon. Entre os produtos do Espírito Santo que possuem certificação de origem estão o Cacau em amêndoas, de Linhares, as Paneleiras de Goiabeiras, de Vitória, e o Mármore, de Cachoeiro de Itapemirim. Além dos cafés, outras solicitações estão em andamento, como o Socol de Venda Nova do Imigrante, a Carne de Sol do extremo norte capixaba e o Inhame de São Bento de Urânia (Alfredo Chaves).





