Mais lidas 🔥

Mudanças chegando!
Fenômeno El Niño pode se formar no inverno de 2026; saiba como ficará o clima no Brasil

Temporal e prejuízos
Produtores de Linhares e Sooretama tentam salvar lavouras após fortes chuvas

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 26 de janeiro

Previsão do tempo
Domingo segue com chuva passageira e leve alta das temperaturas no Espírito Santo

Importação e custo de produção
Morango importado abaixo do custo de produção ameaça renda de produtores no ES

*Matéria publicada originalmente em 31/05/2019*
A automatização e a inovação no campo são um caminho sem volta. E o agro capixaba não está longe das novidades, seja importando ou desenvolvendo tecnologias para facilitar a vida de agricultores e pecuaristas. O agronegócio está cada vez mais “high tech ”.
A revolução já começa no curral. Inspirada no conhecido ditado popular “o olho do dono engorda o gado ”, a startup “Olho do Dono ”, melhor da América Latina na competição “TechCrunch Startup Battlefield ” (2018), desenvolveu uma câmera 3D portátil que faz a pesagem do boi por imagem sem a necessidade da balança. A tecnologia é considerada única no mundo e vai chegar ao mercado a partir do segundo semestre.
O sensor capta 60 fotos por segundo, que são convertidas e reconstruídas em 3D no computador. Com a câmera posicionada sobre um tripé e sem a necessidade de conexão com a Internet, é possível fotografar 250 bois passando em 15 minutos. A precisão em comparação com a balança convecional é de 99%, garante o gerente operacional da “Olho do Dono ”, Luciano Ramos.
Um dos benefícios é evitar estresse nos animais. Além disso, o controle monitorado do peso e da alimentação, somados aos dados precisos sobre a evolução genética, contribuem para o pecuarista vender o gado no momento certo. Em algumas fazendas, a pesagem dos bois só ocorre duas vezes por ano e não leva em consideração o estado individual de cada animal.
“O sistema da câmera pode ser usado até pelo peão da fazenda devido à praticidade e vai enriquecer os proprietários de informações, propondo maior poder de decisão na gestão dos negócios. É o que vai mudar a pecuária brasileira ”, afirma o gerente comercial da startup, Nathan Viana.
A dupla representou na Exposul a startup criada pelos cientistas da computação Pedro Mannato, Hudson Ramos e Rafael Bragatto, de Vitória. O trio projetou a câmera 3D com ajuda financeira da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) e da Financiadora de Inovação e Pesquisas do Governo Federal (Finep). Os primeiros testes foram realizados há quatro anos.
Vinte fazendas referências em inovação no Brasil, dentre elas a da Heringer, em Vila Velha, acataram a ideia e estão testando a tecnologia. A ideia é aprimorá-la para os próximos clientes. A novidade deverá chegar ainda neste ano aos Estados Unidos, Austrália, Angola e México, principais países produtores de gado de corte.





