Mais lidas 🔥

Frio intenso no Hemisfério Norte pode indicar um inverno mais rigoroso no Brasil em 2026?

Demanda pelo "ejiao"
Cientistas contestam decisão judicial que libera abate de jumentos; peles vão para a China

Previsão do tempo
Molion prevê década de frio até 2035; primeira onda polar deve chegar ao Brasil em maio

Previsão do tempo
Quinta ZCAS de 2026 provoca chuva intensa em oito estados até março

Anuário do Agronegócio Capixaba 2025
Turismo rural no Espírito Santo: as histórias de quem está construindo a história

*Texto e fotos Leandro Fidelis
São do Sítio Quinta dos Vales, a 5 km do centro de Afonso Cláudio, na região serrana capixaba, o melhor queijo tipo minas e o terceiro mais saboroso minas frescal de 2018 do Espírito Santo. A façanha foi conquistada pelo casal Jerônimo Brum e Rita Senen Roncetti, a “Seninha ”, da localidade de Empoçado, um vale cravado por cordilheiras na zona rural do município.
Os produtores participaram pela segunda vez do Concurso Estadual de Queijo Minas Frescal e Padrão, realizado durante a 7ª Feira Café com Leite, de 19 a 23 de setembro, em Santa Teresa. A disputa envolveu 16 produtores nesta edição. No ano passado, o casal ficou com o terceiro lugar com o minas padrão e revela ter aprimorado vários quesitos da avaliação, dentre eles o aspecto, para levar o prêmio este ano.
Os três títulos estaduais consagram uma história bem recente para os queijeiros. Jerônimo e Seninha iniciaram a produção há apenas três anos e meio. A atividade é a única renda da dupla que, além dos queijos tipo minas, produz artesanalmente provolone, parmesão da Mantiqueira, cobocó, burrata e requeijão.
Por mês são produzidos 600 quilos, mas a quantidade pode aumentar a partir do próximo ano com os investimentos em uma lojinha e uma tulha de maturação na propriedade. O leite é proveniente de um pecuarista parceiro do casal. “A gente beneficia o leite e garante um controle melhor da qualidade ”, diz Jerônimo.
Os queijos são comercializados na feira semanal na cidade e diretamente na propriedade, aberta aos visitantes. A expectativa do casal é se beneficiar com a nova “Lei da Agroindústria Familiar ” para expandir mercado e “apresentar um preço justo, sem sacrificar o ganho ”, destaca o produtor.
Início em MG
Embora nascidos em Afonso Cláudio, Jerônimo e Seninha moraram em Minas Gerais, de onde trouxeram o “know how ” para iniciar a queijaria. O produtor conta que aprenderam o “beabá ” com um amigo queijeiro na cidade de São Lourenço e através de cursos.
Na cidade de Coroaci, na Serra do Espinhaço, o casal criava vacas da raça Jersey e atuava em outras profissões. Enquanto ela vivia de artesanato, ele tinha um caminhão para prestação de serviços de frete.
Há cerca de quatro anos, a dupla foi a Afonso Cláudio em busca de palmito para plantar na propriedade em Minas, quando souberam do sítio à venda no Empoçado. Segundo Jerônimo, o casal viu “que dava jogo ” e vendeu a posse no Estado vizinho para investir na cidade natal. “Já tínhamos o projeto da queijaria em mente ”, diz o produtor.
O Sítio Quinta dos Vales tem um alqueire de terras e ajuda a fomentar outros empreendimentos de agroturismo da rota turística informal batizada de “Rota Vale do Empoçado ”. São seis quilômetros, incluindo sítios, hospedagens e belezas naturais como a Pedra da Lajinha.
A propriedade conta ainda com 2 hectares de reflorestamento, que serão transformados em Área de Proteção Permanente (APP) em compensação da pedreira vizinha.

A propriedade do casal fica entre as montanhas do Vale do Empoçado.
Mais divulgação
A implantação da queijaria contou com consultoria do Serviço Brasileiro de Apoio às Pequenas e Micro Empresas (Sebrae/ES). E de acordo com Seninha, toda a renda com a venda dos queijos é investida nos negócios.
“Nós investimos muito e a queijaria é uma realização plena, pois fazemos o que gostamos. O resultado do concurso mostra que estamos no caminho certo, procurando melhorar sempre mais ”, diz a queijeira.
A produtora acredita que o título de melhor queijo minas padrão do Estado vai contribuir para o marketing do produto. “Vai agregar muito para os negócios e trazer turistas para o sítio. Afonso Cláudio merece essa divulgação ”.
Com a construção da tulha no próximo ano, a meta do casal é alcançar o mesmo nível de maturação dos famosos queijos da Serra da Canastra, em Minas. Comparando as regiões em função da qualidade do pasto e do clima, Jerônimo e Seninha acreditam poderem alcançar resultado semelhante em termos de sabor.
Nos dias 12 e 13 deste mês, o público interessado vai poder degustar os queijos campeões no 18º Salão Técnico e de Negócios em Gastronomia e Hotelaria do Espírito Santo (Salão Sabores 2018), no Centro de Convenções de Vitória.

A produção dos queijos no Sítio Quinta dos Vales é toda artesanal.





