Governo envia à Assembleia projeto que institui a Política de Produção Agroecológica e Orgânica

O Governo do Estado encaminhou ontem (05) à Assembleia Legislativa o Projeto de Lei que institui a Política Estadual de Produção Agroecológica e Orgânica (Peapo). O objetivo é regulamentar no Espírito Santo a produção agroecológica e orgânica, contribuindo para o desenvolvimento da qualidade de vida das pessoas com o uso sustentável dos recursos naturais e […]

O Governo do Estado encaminhou ontem (05) à Assembleia Legislativa o Projeto de Lei que institui a Política Estadual de Produção Agroecológica e Orgânica (Peapo). O objetivo é regulamentar no Espírito Santo a produção agroecológica e orgânica, contribuindo para o desenvolvimento da qualidade de vida das pessoas com o uso sustentável dos recursos naturais e a oferta de alimentos saudáveis.


De acordo com o projeto de lei, a política estadual será implementada pelo Estado em parcerias com os municípios, organizações da sociedade civil e outras entidades públicas ou privadas.


A proposta é fruto do trabalho de pesquisa, análise documental, sistematização de práticas adotadas em outros estados da federação, em consonância com premissas e diretrizes da legislação federal, e também reflete a prática do movimento agroecológico capixaba, contando com o apoio de diversos setores da sociedade capixaba.


A agroecologia, além da produção orgânica, que não faz uso de agrotóxicos, vai além: realiza o manejo sustentável, valoriza as sementes tradicionais e cultiva alimentos em harmonia com a natureza e a cultura local.


Dentre as principais diretrizes estabelecidas no Peapo estão o uso sustentável dos recursos naturais, a promoção de sistemas justos e sustentáveis de produção, distribuição e consumo de alimentos, o fomento à agroindustrialização de base familiar, a promoção do turismo rural, a diversificação da produção agrícola, o incentivo a pesquisas aplicadas ao tema, dentre outros. (*Fonte: AssCom Seag)

Sobre o autor Redação Conexão Safra O crédito coletivo Redação Conexão Safra identifica a equipe de jornalistas, editores e profissionais que produz diariamente o conteúdo da plataforma com rigor, responsabilidade e ética. Com experiência e curadoria cuidadosa, o time entrega informações relevantes sobre o agro no Espírito Santo, no Brasil e no mundo, fortalecendo a Conexão Safra como referência e elo entre produtores, pesquisadores, investidores e formuladores de políticas. Ver mais conteúdos