Mais lidas 🔥

Após derrubada de vetos
Nova Lei de Licenciamento Ambiental aumenta responsabilidade do produtor rural

Comunidade, cultura e origens
Conexão Caparaó celebra famílias pioneiras com o tema "Nossas Origens"

Incompatibilidade cavalo/copa
Produtores capixabas recorrem à subenxertia para salvar pomares de laranja

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seag), autorizou, na tarde desta sexta-feira (14), o início das obras para a implantação da rede elétrica de energia trifásica para a comunidade de Itinga, no município de Piúma. Ao todo, 37 famílias que vivem na região serão beneficiadas com a infraestrutura necessária para ampliar a produção agrícola.
A solenidade foi realizada na Praça Dona Carmen, no bairro Jardim Maily. O investimento para a implantação da rede elétrica trifásica, que terá quatro quilômetros de extensão, será de R$ 581 mil. Com a implantação, será possível modernizar e ampliar a produção agropecuária. O prazo para instalação é de 120 dias.
A região conta com produtores de café, olerícolas e frutas. A energia trifásica vai permitir a instalação de uma “mini Ceasa ” para o recebimento de produtos da agricultura familiar, além de secadores de café para os produtores locais.
O secretário de Estado da Agricultura, Paulo Roberto Ferreira, disse que a organização do Espírito Santo permite esses investimentos. “As contas em dia permitem que o governador consiga investir em todo os municípios. Isso só é possível porque o Governo fez o dever de casa e, agora, pode entregar melhorias para a população. Em 120 dias a EDP Escelsa estará fazendo a instalação da rede trifásica”.
O presidente da Associação Comunitária e de agricultores familiares de Itinga, Daniel Polonini, disse que o investimento é importante para a comunidade. “A energia trifásica vai ajudar muito para que os produtores possam usar os secadores de cafe, por exemplo. Há muito caso de energia que vai e demora pra voltar. Muitos produtores de leite perdem a produção por conta disso. Agradecemos porque sabemos da importância para a nossa comunidade”.
A chegada da rede trifásica otimiza recursos e gera mais renda para os produtores rurais. A substituição das redes monofásicas por trifásicas permite o uso de equipamentos de maior porte e mais eficientes. (*Fonte: Seag)





