Mais lidas 🔥

Mudanças chegando!
Fenômeno El Niño pode se formar no inverno de 2026; saiba como ficará o clima no Brasil

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 26 de janeiro

Previsão do tempo
Domingo segue com chuva passageira e leve alta das temperaturas no Espírito Santo

Importação e custo de produção
Morango importado abaixo do custo de produção ameaça renda de produtores no ES

Secador a gás
Produtor do norte capixaba aposta em secador a gás para melhorar a qualidade da pimenta-do-reino

O secretário-executivo do ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Eumar Novacki, esteve reunido na tarde desta segunda-feira (7) em seu gabinete com o embaixador da União Europeia no Brasil, João Gomes Cravinho, com quem conversou sobre o relacionamento bilateral. A importância da melhoria desse relacionamento pautou o encontro, de acordo com o secretário do ministério de Política Internacional do Agronegócio, Odilson Ribeiro e Silva, que acompanhou a reunião.
O secretário-executivo esclareceu detalhes sobre a participação da Polícia Federal em investigações no setor de carnes e a contribuição do Ministério da Agricultura nessas ações. Um dos resultados da conversa foi a conclusão de ambas as partes de que de agora em diante é importante haver maior fluidez no diálogo entre o Brasil e o bloco econômico, “em um ambiente baseado em confiança mútua ”.
A balança comercial entre Brasil e União Europeia é equilibrada, tanto no volume geral de produtos quanto nos produtos do agronegócio, sendo interessante para ambas as partes manter um nível de bom entendimento, ressaltou Novacki.
Foi acertado que correspondências enviadas a Bruxelas terão cópias destinadas ao embaixador. Ficou acertado ainda novo encontro em que deverá ser tratada liberação gradativa da exportação de pescados para a UE.
O secretário-executivo deixou claro que o princípio da reciprocidade deverá ser observado pelo governo brasileiro.
fonte: Agricultura.Gov





