Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca
O mapa indica que o volume de chuva no Espírito Santo foi inferior ao esperado.
Mais um ano marcado pela estiagem: 2017 terminou com chuvas abaixo do normal na maior parte do Estado. O levantamento foi feito pela equipe de meteorologia do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).
“Apenas alguns pontos do Espírito Santo se aproximaram das condições normais de chuva. Podemos citar o trecho Mucurici-Ecoporanga (Extremo Norte), especialmente devido às chuvas de dezembro, Ibitirama (Caparaó), que teve chuva um pouco acima da média, Guarapari (sul da Grande Vitória), que quase alcançou a média anual, e Pontal do Ipiranga (litoral de Linhares), que teve chuvas próximas à normalidade ”, disse Hugo Ramos, meteorologista do Incaper. Nas demais regiões capixabas, a precipitação foi abaixo do esperado.
“O Estado não fecha com chuvas dentro do normal, ou acima do esperado, desde o ano de 2013, que teve quase toda a sua precipitação acumuladaapenas em dezembro ”, acrescentou Bruce Pontes, que também é meteorologista do Incaper.
Apesar disso, as expectativas são boas. “Verificamos alguma precipitação apenas no finalzinho de 2017. Estamos caminhando para uma situação de normalidade, mas não quer dizer que essa chuva supre toda a necessidade dos locais mais afetados. Foram vários anos consecutivos de seca ”, pontuou Ivaniel Foro Maia, que também atua na equipe de meteorologia do Incaper.
Temperaturas
Com relação às temperaturas, o levantamento mostrou que os termômetros estiveram dentro da normalidade ao longo de 2017: não fez mais calor do que o previsto, e nem mais frio do que o esperado. “Os dados mostram que, no geral, o Espírito Santo tem passado por anos consecutivos detemperaturas médias dentro do normal. De maneira geral, a anomalia observada na maioria das cidades capixabas foi de -0,5 °C. Tecnicamente, isso significa que as temperaturas mantiveram-se dentro do normal no Estado ”, explicou Ramos.
Fonte: INCAPER ES

