Mais lidas 🔥

Mudanças chegando!
Fenômeno El Niño pode se formar no inverno de 2026; saiba como ficará o clima no Brasil

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 26 de janeiro

Previsão do tempo
Domingo segue com chuva passageira e leve alta das temperaturas no Espírito Santo

Importação e custo de produção
Morango importado abaixo do custo de produção ameaça renda de produtores no ES

Secador a gás
Produtor do norte capixaba aposta em secador a gás para melhorar a qualidade da pimenta-do-reino
O Programa Reflorestar, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), acaba de ser destaque na publicação “Código Florestal Brasileiro: Haverá futuro? ”, da renomada ONG internacional WWF-Brasil, que se dedica à conservação da natureza. A revista, que traz opiniões de representantes de vários setores da sociedade sobre o futuro da lei florestal, cita o Reflorestar e exalta o Espírito Santo como sendo o único Estado do Brasil a ter uma política estruturada de recuperação de florestas.
O artigo “Olhar o passado para planejar o futuro ” é assinado pelo advogado Raul Silva Telles do Valle, mestre em Direito Econômico pela USP e atual chefe da Assessoria Jurídico-Legislativa da Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Distrito Federal. Ele diz: “vale menção o caso do Espírito Santo, o único Estado da federação a adotar uma política integral de pagamento por serviços ambientais, o Programa Reflorestar, que já apoiou a recuperação de mais de 6 mil hectares de florestas e tem uma fonte de rendimentos razoavelmente permanente, embora variável, que são os royalties do petróleo ”.
Para o secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), Aladim Cerqueira, é gratificante ver o Reflorestar tendo destaque internacional. “Para nós é um orgulho ver o Espírito Santo citado na publicação da WWF-Brasil, uma das ONGs mais importantes do mundo no tema da conservação. O nosso Estado, com o Reflorestar, é o único no Brasil com uma política estruturada de recuperação, indo além do que estabelece o Código Florestal e no mesmo caminho das nações que recuperaram florestas ”.
A publicação da WWF-Brasil tem como objetivo tornar amplo o debate a respeito do Código Florestal Brasileiro, que completa cinco anos, e sua implementação. Ela apresenta, por diferentes pontos de vista, reflexões sobre o futuro das leis florestais e as metas a serem atingidas.
SOBRE A WWF
O WWF-Brasil é uma ONG internacional com atuação em áreas da Amazônia, do Pantanal, da Mata Atlântica e do Cerrado. Faz parte de uma rede independente de conservação da natureza formada por organizações e tem escritórios em várias partes do mundo.
SEAMA – Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos
IEMA – Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos
Fonte: Governo ES





