Mais lidas 🔥

Mudanças chegando!
Fenômeno El Niño pode se formar no inverno de 2026; saiba como ficará o clima no Brasil

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 26 de janeiro

Previsão do tempo
Domingo segue com chuva passageira e leve alta das temperaturas no Espírito Santo

Importação e custo de produção
Morango importado abaixo do custo de produção ameaça renda de produtores no ES

Secador a gás
Produtor do norte capixaba aposta em secador a gás para melhorar a qualidade da pimenta-do-reino

“
| Produtores rurais de Marechal Floriano trocaram embalagens vazias de agrotóxicos por mudas de espécies nativas. |
Produtores rurais de Marechal Floriano trocaram embalagens vazias de agrotóxicos por mudas de espécies nativas. A ação foi durante a 7ª edição da Campanha Campo Limpo, realizada pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e a Casa do Adubo.
A campanha contou com a participação de mais de 60 produtores de todas as comunidades rurais de Marechal Floriano. O objetivo foi o recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos que são utilizados pelos produtores do município para evitar a contaminação do solo, da água e de animais.
Ao devolverem as embalagens, os produtores receberam mudas de espécies nativas como ipê, cedro e jequitibá, além de fruteiras como pitanga, araçaúna e cajá-mirim. As mudas foram doadas pelo viveiro da Fazenda Engenheiro Reginaldo Conde, em Jucuruaba, Viana, que recebeu em troca um caminhão de palha de café para fazer o composto que servirá de substrato para novas mudas.
“Durante a campanha os produtores foram orientados em relação ao risco que é o uso de agrotóxicos nas culturas agrícolas, os cuidados para o manuseio, a importância de fazer o curso sobre o uso de agrotóxicos e ainda foram orientados para o plantio das mudas. Apesar de sabermos da lei que obriga que os produtores devolvam as embalagens na loja onde adquiriram os agrotóxicos, para o pequeno produtor que normalmente só tem um veículo de passeio torna difícil e até mesmo perigoso tal tarefa ”, disse Cesar Abel Krohling, chefe do escritório do Incaper em Marechal Floriano.
Fonte:https://incaper.es.gov.br





