Mais lidas 🔥

Mudanças chegando!
Fenômeno El Niño pode se formar no inverno de 2026; saiba como ficará o clima no Brasil

La Niña está acabando? O que mostram os sinais ocultos no Pacífico para 2026

Temporal e prejuízos
Produtores de Linhares e Sooretama tentam salvar lavouras após fortes chuvas

Capacitação no agro
Como o cacau pode render muito além do chocolate

Previsão do tempo
Domingo segue com chuva passageira e leve alta das temperaturas no Espírito Santo

“
O título de melhor ovo produzido em terras capixabas já tem novo dono, o avicultor Fábio Fö,sch, de Santa Maria de Jetibá. A divulgação do resultado final do II Concurso de Qualidade de Ovos no Espírito Santo, realizado pela Coopeavi com apoio da Associação de Avicultores do Espírito Santo (AVES), aconteceu no último dia (20) da V Semana Tecnológica do Agronegócio (STA), em Santa Teresa. O vencedor ganhou uma premiação de dois mil reais.
O Espírito Santo é o terceiro maior produtor de ovos do país, e quase 100% da produção capixaba está concentrada na cidade de Santa Maria de Jetibá. Em nível nacional, somente a cidade de Bastos (SP) produz mais que o município santa-mariense.
A premiação na cidade paulista já é uma tradição, este ano foi realizada a 57ª edição do concurso. Já no ES, a Coopeavi, pioneira na avicultura de postura capixaba, adotou a prática de premiar os melhores ovos em 2015. Este ano, a segunda premiação ganhou sete jurados para avaliar os requisitos visíveis. Além disso, contou com a DET (Digital Egg Tester) 6000 para avaliar os aspectos não visíveis a olho nu.
Depois de realizar todas as análises, o vencedor foi anunciado no dia 20 de agosto, em Santa Teresa, durante a STA. O avicultor Fábio Fö,sch, de São Sebastião do Belém, Santa Maria de Jetibá, ganhou a premiação máxima da competição. “Essa premiação mostra a importância do trabalho em família, no dia da inscrição eu não estava em casa e quem inscreveu a minha granja foi a minha esposa, se não fosse ela, eu não estaria aqui recebendo este prêmio ”, comentou Fö,sch após a premiação.
Além de Fábio, outros dois avicultores foram premiados: Laurentino Krü,ger e Marciel Guering. No total, foram distribuídos 4,5 mil reais em premiação para os três melhores.
“Estamos criando uma identidade e um padrão de qualidade dos ovos produzidos em Santa Maria de Jetibá, este concurso contribui muito para isso ”, disse o diretor executivo da AVES.
FOTO: Divulgação COOPEAVI





