Mais lidas 🔥

Mudanças chegando!
Fenômeno El Niño pode se formar no inverno de 2026; saiba como ficará o clima no Brasil

La Niña está acabando? O que mostram os sinais ocultos no Pacífico para 2026

Temporal e prejuízos
Produtores de Linhares e Sooretama tentam salvar lavouras após fortes chuvas

Capacitação no agro
Como o cacau pode render muito além do chocolate

Previsão do tempo
Domingo segue com chuva passageira e leve alta das temperaturas no Espírito Santo
Um dos estados do Brasil com grande participação agropecuária na economia pode ganhar um impulso extra para o setor. A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) caminha para instalar uma base física no Espírito Santo, por meio de um modelo compartilhado com as instituições locais. A negociação teve inicio nesta semana.
“Estamos trabalhando uma ampla parceria para consolidar a instalação dessa unidade física da Embrapa no Espírito Santo. O objetivo é criar um modelo de inteligência que contemple todas as excelências em recursos humanos e laboratoriais existentes em nosso estado, agregando uma presença maior da Embrapa nesse grupo institucional ”, destaca o deputado Federal Evair Vieira de Melo (PV-ES).
Na sede da Embrapa, em Brasília, uma comitiva capixaba esteve reunida com diretores e pesquisadores da Empresa para estabelecer estratégias de criação de um modelo compartilhado para o desenvolvimento de ciência, tecnologia e inovação. Participaram o deputado Evair de Melo, o presidente do Incaper Marcelo Suzart, o engenheiro agrônomo do Incaper, Enio Bergoli, representantes do Movimento Agricultura Forte ES, Fernanda e Edivaldo Permanhane, o presidente da Sociedade Espíritossantense de Engenheiros Agrônomos, Geraldo Ferreguetti, e o diretor da Associação de Avicultores do Espírito Santo, Oderli Scheneider, entre outras representações do setor.
Nos próximos dias, o grupo de trabalho da ação irá apresentar as informações preliminares das estruturas de instituições como Incaper, Ifes, Ufes e Instituto de Pesquisas da Mata Atlântica, localizado em Santa Teresa. Um marco inicial da atuação da “Unidade Mista de Pesquisa da Embrapa no Espírito Santo ” poderá ser um trabalho no bioma Mata Atlântica, identificando oportunidades para recuperação ambiental e para a geração de novas receitas para o setor rural.
Mesmo sem base física, a Embrapa já mantém atuação importante em território capixaba. Umas delas são as cooperações técnicas com o Incaper, para o desenvolvimento de tecnologias e variedades na cafeicultura e na fruticultura e na melhoria da infraestrutura operacional do órgão capixaba.
Fonte: Assessoria do Deputado Federal Evair de Melo





