pube
Cooperativismo

Dia de Cooperar – Cooabriel motiva 10 ações voluntárias

por Redação Conexão Safra

em 08/06/2016 às 0h00

6 min de leitura

Dia de Cooperar – Cooabriel motiva 10 ações voluntárias

pube
O Dia de Cooperar (Dia C) foi criado no ano de 2009 em Minas Gerais pelo Sistema Ocemg com adesão de 139 cooperativas. Desde então, as ações foram crescendo em todo país e em 2015, houve adesão de 1078 cooperativas em todos os estados brasileiros, consolidando-se como um grande programa nacional impulsionado pelo Sistema OCB, fazendo parte da agenda estratégica do segmento. A ideia é que ao longo do ano, as cooperativas, apoiadas pelas unidades estaduais do Sistema OCB, promovam ações voluntárias transformadoras em prol de suas comunidades.

A Cooabriel aderiu ao programa, em 2014, e unida às cooperativas regionais, têm desde então, desenvolvido inúmeras ações a partir de uma equipe formada por voluntários colaboradores e sócios. Em 2016, a Cooabriel com sua equipe de voluntários, mobiliza várias ações. O lançamento oficial do programa na região norte capixaba, ocorreu no início de maio em São Gabriel da Palha-ES, com a presença de representantes das cooperativas da região e técnicos do sistema OCB/Sescoop (Nacional e Estadual).

Voluntários da Cooabriel e das cooperativas regionais intensificam ações do Dia de Cooperar (Dia C), com projetos pontuais e contínuos.

Nossa equipe voluntária, vem desenvolvendo os projetos voltados para as áreas socioambientais, arrecadação de donativos às famílias carentes e entidades e implementação de ações comunitária no meio rural.

Com o tema do Dia de Cooperar 2016 &ndash,
“Ações que constroem e transformam vidas ”, as campanhas estão sendo mobilizadas nas unidades (filiais) da Cooabriel, com vários colaboradores engajados, sócios e membros do Núcleo Feminino.



São 10 iniciativas que vêm sendo movimentadas nas unidades. Vejam as campanhas:

Incentivo ao reflorestamento em Boa Esperança-ES &ndash,. A ação foi implementada no dia 21 de maio último, pelos colaboradores da Cooabriel da unidade de Boa Esperança-ES e sócio. Foram plantadas 120 mudas de árvores nativas e frutíferas na APP do sítio Boa Vista, no Córrego das Pedrinhas, do sócio da Cooabriel em Boa esperança &ndash, ES, o senhor, Gilberto Cremasco. A equipe celebrou a ação de campo no plantio das árvores e a chuva que chegou logo em seguida. “Após esse plantio Deus nos abençoou com uma maravilhosa chuva ” &ndash, postou a técnica Samara Cuquetto Batista.

A encarregada da filial de Boa Esperança-ES, Nadia de Souza Zanon, ao falar da experiência destacou: “Eu adorei, foi uma experiência inesquecível, após o plantio, veio uma chuvinha boa, aí nos alegrou muito. Contamos com a parceria dos colegas de trabalho e do proprietário e também seus funcionários. Vamos acompanhar o desenvolvimento dessas mudas ”.






Arrecadação de leite &ndash, Vila Valério-ES &ndash, A equipe da Cooabriel na unidade de Vila Valério-ES, promoveu a campanha de Arrecadação de leite em caixinha para serem doadas à APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) do município.

O local de arrecadação é na Cooabriel de Vila Valério, e vai até o dia 17/06/16.











Recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos &ndash, Região de Nestor Gomes &ndash, São Mateus-ES &ndash, A Campanha acionará o recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos em comunidades rurais do distrito de Nestor Gomes, São Mateus-ES. Os voluntários passarão recolhendo as embalagens no próximo dia 03 de junho (sexta-feira) nos seguintes locais e horários:

&ndash, Comunidade São João Batista, Assentamento Georgina &ndash, das 08h às 11h30.

&ndash, Comunidade São Pio X &ndash, das 13h às 16h.

Recuperação de áreas degradadas&ndash,Nova Venécia-ES &ndash, Esta campanha, visa a recuperação de uma área degradada, através do plantio de árvores estrategicamente selecionadas (em área de APP), obtendo o processo de restabelecimento de um ecossistema que foi danificado. A implementação do projeto será em uma propriedade rural de um sócio da Cooabriel, localizada no Córrego Refrigério, Município de Nova Venécia-ES. A ação está prevista para o dia 20/06/16.

Alimentos e fraldas descartáveis &ndash, Águia Branca-ES &ndash, Em Águia Branca-ES, nossos colaboradores se mobilizam na Arrecadação de alimentos e fraldas descartáveis para doação à família carente da comunidade. Os donativos (alimentos e fraldas) podem ser entregues no escritório da Cooabriel em Águia Branca-ES, até o final do mês de junho.

Conscientização sócio ambiental para alunos do Ensino Fundamental &ndash, Águia Branca-ES &ndash, O projeto consiste em ampliar a consciência de preservação através de palestra educativa sobre meio ambiente na programação da Semana do meio Ambiente da Escola EMEF Córrego do Café &ndash, Águia Branca-ES, com o intuito de agregar valor e informações para os alunos de 4ª a 8ª série.

Implantação da horta na Escola do General Rondon&ndash,São Gabriel da Palha-ES
&ndash, O projeto consiste na implantação de uma horta na Escola Rural (EMEIC Francisco José Mattedi de General Rondon), para promover uma série de fatores com a escola e a comunidade, tais como: desenvolver nos alunos a compreensão da agricultura familiar, técnicas de cultivo com foco sustentável, promover trabalho em equipe, a cooperação e suprimento de alimentos vegetais saudáveis para a escola. O projeto visa ainda auxiliar o processo de ensino e aprendizagem e envolvimento das famílias e comunidade.

Esta ação é da Cooabriel em parceria com o Sicoob Norte e Coopcam e apoio da Coopesg e Cooptex.

Dia do Cooperativismo e Dia de Cooperar,
Córrego General Rondon, São Gabriel da Palha-ES &ndash, A iniciativa será realizada na comunidade rural, do Cº General Rondon &ndash, São Gabriel da Palha, onde serão realizadas atividades recreativas e educativas, voltadas para o público local e às comunidades vizinhas, com o intuito de divulgar as bases do movimento cooperativista e validar a missão do Dia de Cooperar (Dia C), que é unir pessoas dedicadas ao próximo e revisar as ações dos voluntários em prol de suas comunidades.

Será no dia 03 de julho, das 9h às 12h, na quadra da Associação dos Pequenos Agricultores de General Rondon (APAGRO). Todos são convidados a participar deste dia, que é uma ação da Cooabriel, Coopcam, Sicoob, e apoio da Coopesg, Cooptex, e associação de produtores local.

Distribuições de Mudas de Nim &ndash, São Gabriel da Palha-ES &ndash, Serão distribuídas no dia
03 de julho (Dia de Cooperar) cerca de 200 mudas de NIM, como ação paralela ao Dia de Cooperar, no Córrego General Rondon, para motivar o plantio de árvores.

Arrecadação de Fraldas geriátricas e alimentos à entidade beneficente-São Gabriel da Palha-ES &ndash, Projeto organizado pelo Núcleo Feminino da Cooabriel, que consiste na arrecadação de alimentos e fraldas geriátricas para serem doadas aos idosos do Centro Social de Recuperação e Beneficência São Gabriel. A conclusão do projeto está prevista para o dia 20 de julho.

Fonte: Cooabriel


Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!