O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade acaba de oficializar a criação de mais duas reservas particulares do patrimônio natural (RPPNs) &ndash, a reserva Vilar, em Jaguariaíva, no Paraná, e a Raso do Mandi II, em Itaiópolis, Santa Catarina. Com isso, sobe para 559 o número de RPPNs no País.
De acordo com a portaria 27, assinada pelo presidente do ICMBio, Claudio Maretti, e publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (20), a RPPN Raso do Mandi II tem 28 hectares e será administrada pelos proprietários Elza Nishimura e Germano Woehl Junior.
Já a RPPN Vilar, criada pela portaria 25, também assinada pelo presidente Maretti e publicada na terça-feira (19) no Diário Oficial da União, ocupa cem hectares de um total de 1.397 hectares da propriedade de João Fernandes e Maria Aparecida Pires, que serão responsáveis pela gestão da reserva.
A RPPN é a única categoria de unidade de conservação que pode ser criada a partir da iniciativa do próprio dono da terra, segundo a Lei 9.985, que regula o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (Snuc). A responsabilidade pela gestão é dos proprietários, mas a supervisão é feita pelo ICMBio.
Fonte: Portal Brasil
Sobre o autor
Redação Conexão Safra
O crédito coletivo Redação Conexão Safra identifica a equipe de jornalistas, editores e profissionais que produz diariamente o conteúdo da plataforma com rigor, responsabilidade e ética. Com experiência e curadoria cuidadosa, o time entrega informações relevantes sobre o agro no Espírito Santo, no Brasil e no mundo, fortalecendo a Conexão Safra como referência e elo entre produtores, pesquisadores, investidores e formuladores de políticas.
Ver mais conteúdos