O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) realizou o Concurso de Cafés de Qualidade de Muniz Freire em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agropecuário, a equipe da Sala de Degustação e Classificação do município e a Prefeitura.
“O município produz anualmente mais de 200.000 sacas de cafés arábica e conilon, sendo a cafeicultura a atividade econômica mais relevante, portanto o concurso é muito importante para agregar valor ao café de Muniz Freire, além de estimular os produtores a sempre melhorar a qualidade do seu produto ”, disse Leandro Mendel da Cruz, engenheiro agrônomo e extensionista do Incaper.
O concurso e a cerimônia de premiação foram realizados no Parque de Exposições Dyrcêo Santos e contou com a participação de 103 produtores de café arábica e 12 produtores de conilon, com a premiação de R$ 24.500,00 distribuídos do primeiro ao décimo colocado do tipo arábica e primeiro ao terceiro do tipo conilon.
Vencedores por categoria
Os campeões na categoria Café Arábica foram Carlos Alexandre Paulúcio (1º lugar), Wilson Paderni (2º lugar), José Pim (3º lugar), Sebastião Paulúcio, Gessi Gomes da silva e Jurandir Gonsalves Poppe, José Adriano Damaceno, Eduardo Paulúcio, Agostinho Paulúcio, Sérgio Ferreira, Jonas Vieira e Edilson Ferreira Carvalho.
Já na categoria Café Conilon os vencedores foram José Manoel Paulúcio (1º lugar), José Pim (2º lugar) e Eduardo Paulúcio em terceiro lugar.
Sobre o autor
Redação Conexão Safra
O crédito coletivo Redação Conexão Safra identifica a equipe de jornalistas, editores e profissionais que produz diariamente o conteúdo da plataforma com rigor, responsabilidade e ética. Com experiência e curadoria cuidadosa, o time entrega informações relevantes sobre o agro no Espírito Santo, no Brasil e no mundo, fortalecendo a Conexão Safra como referência e elo entre produtores, pesquisadores, investidores e formuladores de políticas.
Ver mais conteúdos