Mais lidas 🔥

Clima e planejamento agrícola
Onde vai faltar chuva e onde pode chover demais no Brasil até março de 2026

Artigo
Agro em risco: o avanço chinês sobre terras brasileiras acende alerta vermelho

#TBTconexãosafra
Na terra da pecuária, o café se torna rei

Comércio internacional
O que muda para o café brasileiro com o acordo entre Mercosul e União Europeia

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 15 de janeiro

A Prefeitura de Vargem Alta promoveu um encontro com os produtores rurais do município, para apresentação do ‘Programa Reflorestar’. O evento contou com a presença do prefeito Bosquinho e do subsecretário de Estado do Meio Ambiente, Fábio Ahnert, o vice-prefeito Cláudio Pazetto, vários secretários e lideranças do município.
O objetivo principal do programa desenvolvido pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos em parceria com o município, é garantir a disponibilidade de água, conservação do solo e a biodiversidade, criando oportunidade de renda para os produtores rurais.
“A região de Vargem Alta, é uma região muito bonita, com um percentual grande de água e floresta devido ás condições climáticas e a altitude elevada do município. Esse capital natural é importantíssimo para produção e manutenção da biodiversidade. Isso reforça a importância de incentivar a preservação no município. A secretaria de Meio Ambiente de Vargem Alta já realiza o Licenciamento Ambiental, contribuindo para controle e preservação da biodiversidade. Entretanto, nosso objetivo é conscientizar o produtor rural, que é possível ter uma produção agrícola harmônica com conservação e preservação ambiental ”, disse o subsecretário.
“É com grande alegria que recebemos o “Programa Reflorestar ” em nosso Município, pois a nossa administração vem realizando constantes ações que possam contribuir para preservação do meio ambiente, dando maior qualidade de vida para a população ”, frisou o prefeito.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Vargem Alta, Gilmar Valentim Marinato, ressaltou a importância do programa para agricultores: “Proporcionar condições aos produtores, com objetivo de incentivar a preservação do meio ambiente, é garantir um futuro com mais qualidade de vida. Portanto, o Sindicato além de agradecer o apoio da Prefeitura de Vargem Alta e do Governo do Estado, coloca-se a disposição para ajudar nesta missão ”.
Modalidades de apoio do programa
Floresta em Pé: pagamento para florestas conservadas e elegíveis para essa modalidade,
Regeneração Natural: aquisição de insumos necessários ao isolamento de uma área para que ocorra a sua recuperação natural, e Pagamento pelos Serviços Ambientais gerados,
Recuperação com Plantio: aquisição de insumos necessários para o plantio de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica e Pagamento pelos Serviços Ambientais,
Sistemas Agroflorestais: aquisição de insumos necessários à implantação de sistemas que combinam espécies florestais com culturas agrícolas, como café, milho e mandioca,
Sistema Silvipastoris: aquisição de insumos necessários para a implantação de sistemas que combinam árvores com pastagens,
Floresta Manejada: aquisição de insumos necessários para implantação de culturas florestais para o manejo florestal (sem corte raso).
Fonte: Prefeitura Municipal de Vargem Alta





