Workshop

Estudantes participam de workshop sobre agronegócio na abertura da 6ª STA

por Redação Conexão Safra

em 17/08/2017 às 0h00

3 min de leitura

FOTOS: Gabriel Lordello/COOPEAVI

Com dados surpreendentes sobre a produção e demanda por alimentos em todo o mundo, o gerente executivo de marketing da Cooperativa Agropecuária Centro-Serrana (Coopeavi), Daniel Piazzini, comandou ontem o workshop “Cooperativismo: o Agro que Dá Negócios ” para um grupo de aproximadamente 100 estudantes. A apresentação abriu a programação do auditório da 6ª Semana Tecnológica do Agronegócio (STA), que vai até sábado (19), no Parque de Exposições de Santa Teresa.

Alunos do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e da Escola Superior São Francisco de Assis (Esfa), de Santa Teresa, e da Faculdade da Região Serrana (Farese) e da Escola Estadual Graça Aranha, de Santa Maria de Jetibá, tiveram uma verdadeira aula sobre agronegócio. As atividades agrícolas fazem parte da realidade da região onde vivem e onde muitos pretendem atuar após se formarem.

É o que afirma a estudante Daiane Kuster, 24, aluna do 4º período de administração da Farese. “O agro está presente em tudo. É nossa realidade e o nosso futuro ”, disse.

As colegas de turma Karoliny Costa e Ana Flávia Mendonça, ambas de 21 anos e moradoras de Itaguaçu, também veem o agronegócio como oportunidade profissional. “Minha cidade é movimentada pela agricultura, há muitos campos de atuação ”, declarou Karoliny.

Dentro e fora da porteira

E foi sobre as oportunidades que Piazzini encerrou o workshop na primeira noite da STA. Depois de exibir o vídeo “Reflexões sobre a Evolução da Agricultura no Brasil ”, o palestrante mostrou a importância de empreender no meio rural com ações que começam dentro da propriedade, mas também podem extrapolar a porteira.

Segundo ele, novas profissões e tecnologias estão surgindo para facilitar a vida dos agricultores, aumentar a produtividade e a qualidade dos alimentos. “A digitalização do mundo beneficia o pequeno negócio. O agro vem carregando o Brasil nos últimos anos e o cooperativismo é uma solução interessante para o setor ”, destacou Piazzini.

A 6ª STA

A 6ª Semana Tecnológica do Agronegócio (STA) soma quatro dias de palestras com temas atuais ligados ao agronegócio e espaço para negócios e lazer para produtores rurais e suas famílias (Confira programação abaixo). A cooperativa aguarda público de aproximadamente 5.000 pessoas.

O evento é considerado também a melhor oportunidade para os produtores associados à Coopeavi fecharem negócios, aproveitando as condições únicas de preços especiais na feira e garantindo rentabilidade para a lavoura.

O vice-presidente da Coopeavi, Denilson Potratz, destaca a importância da participação dos produtores rurais. “Eles já criaram uma identidade com a feira e aguardam ansiosos esse momento porque a cooperativa, junto aos seus parceiros, garante melhores preços em insumos e o produtor pode dar prosseguimento a sua lavoura. E a família também pode estar presente, pois é uma oportunidade para conhecer novas tendências do agronegócio ”, diz Potratz.

Durante os quatro dias do evento, estará funcionando uma praça de alimentação e atividades recreativas. Os destaques são a cafeteria e omeleteria, restaurantes, espaços gourmet e kids, além de apresentações culturais regionais.

Exit mobile version