Mais lidas 🔥

Mudanças chegando!
Fenômeno El Niño pode se formar no inverno de 2026; saiba como ficará o clima no Brasil

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 26 de janeiro

Previsão do tempo
Domingo segue com chuva passageira e leve alta das temperaturas no Espírito Santo

Importação e custo de produção
Morango importado abaixo do custo de produção ameaça renda de produtores no ES

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 22 de janeiro

Em missão especial na Eslováquia, país do leste Europeu, o presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, deputado estadual Marcelo Santos, visitou produtores locais para conhecer as técnicas e tecnologias utilizadas na produção de vinho.
A Eslováquia possui em torno de 400 produtores de vinhos, em um território de tamanho semelhante ao do Espírito Santo. Seus rótulos, especialmente os brancos e rosés, têm recebido prêmios internacionais nos últimos anos.
Marcelo Santos conheceu técnicas de transformação de penas de aves em fertilizantes, purificação e água para reuso e de filtragem de óleos de máquinas para reutilização. Essa tecnologia permite reutilizar entre 40% e 70% dos óleos que são despejados na natureza, protegendo o meio ambiente e até barateando os custos operacionais.
“Foi uma agenda muito positiva. As técnicas usadas na Eslováquia podem beneficiar, por exemplo, o município de Santa Maria de Jetibá, que é o maior produtor de ovos de galinha do Brasil, com produção de 4,35 bilhões de ovos no ano passado. É uma forma de aproveitar o material que já existe em abundância no município”, explicou o parlamentar, que acrescentou:
“Convidei uma comitiva eslovaca para conhecer as potencialidades do Estado por entender que essa troca de experiências é uma ótima oportunidade para estreitar as relações comerciais entre os dois países e, quem sabe, abrir novas possibilidades de negócios”, declarou Marcelo Santos.
As agendas oficiais do presidente seguem na próxima semana na capital Bratislava.



