Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

A cultura da uva é uma atividade que atrai cada vez mais interessados de várias partes do Espírito Santo. Para apresentar na prática os aspectos técnicos da produção de uva e vinho, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) levou agricultores e técnicos de Mimoso do Sul até o município Santa Teresa.
“Fomos recebidos pelo extensionista de Santa Teresa, Carlos Alberto Sangali de Mattos. Os participantes foram orientados desde o processo de enxertia até a parte de condução e manejo da cultura. Na oportunidade, visitaram a propriedade da família Tomazelli, que além de produzir uvas, também processam e transformam a fruta em vinho, suco integral e geleia ”, disse Wescley Henrique Silva Marion, extensionista do Incaper de Mimoso.
O agricultor familiar João Batista Machado participou da visita. Ele cultiva café conilon, goiaba, cacau e uva, e busca diversificar a propriedade. “Esta atividade foi de fundamental importância para esclarecer dúvidas e ajudar a conduzir da melhor forma o meu plantio, que está em fase inicial ”, disse o agricultor.
Além dos agricultores, técnicos da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Mimoso do Sul também participaram da visita. “Esta excursão foi de grande valia para conhecer na prática as formas de condução e manejo, como plantio, enxertia, poda, manejo fitossanitário e nutricional da cultura, tanto para os técnicos presentes como para os produtores. É mais um passo para fortalecer as ações de diversificação agrícola e de renda no município ”, disse o extensionista do Incaper de Mimoso do Sul.





