Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

Os municípios de Domingos Martins, Venda Nova do Imigrante e Castelo, os três da região serrana capixaba e de influência da colonização alemã e italiana, devem fazer parte de uma nova rota turística. Trata-se da Rota Azul, objeto do Projeto de Lei (PL) 9/2023, de autoria do deputado Gandini (Cidadania).
Considerada de relevante interesse turístico e cultural, a região tem alta frequência de turistas do Brasil e de outros países. A nova rota proposta tem 30,5 quilômetros de extensão. Seu início é no quilômetro 72 da rodovia estadual ES-164, na comunidade de São Paulo do Aracê, em Domingos Martins, passando por Venda Nova do Imigrante e concluindo a rota no Parque Estadual de Forno Grande, em Castelo.
De acordo com Gandini, a proposição, além de fomentar a atividade econômica do segmento, fortalece os produtores da agricultura familiar com novas opções de renda no turismo rural. Para ele, trata-se de “um roteiro que convida visitantes, turistas e a população de modo geral a conhecerem o melhor da natureza dos três municípios das Montanhas Capixabas, objetivando integrar as propriedades rurais, agroindústrias, empreendimentos e as belezas naturais”, argumenta.
A matéria passará por análise nas comissões de Constituição e Justiça; de Turismo e Desporto; e de Finanças. No dia 14 de fevereiro o autor requereu, junto à Mesa Diretora, que a proposição tramite em regime de urgência.



