Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

O prefeito de Venda Nova do Imigrante, Paulinho Mineti, juntamente com o vice, Tarcísio Bottacin, a secretária Municipal de Turismo, Cultura e Artesanato, Licia Caliman, e alguns vereadores, receberam, na última sexta-feira (10), na sala de reuniões da Prefeitura, o superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo, e sua equipe da agência local, para assinatura do convênio que prevê investimentos no turismo municipal.
O documento contempla consultoria customizada para implantar nova sinalização, iconografia e inventário turísticos de Venda Nova, e criar uma marca coletiva para o município. Além disso, o Sebrae/ES está realizando a revisão geral das leis municipais, por meio de um projeto junto à Câmara Municipal, que visa facilitar a vida do empreendedor local com mais acessibilidade e modernidade.
O objetivo é fomentar o turismo de experiência e tornar Venda Nova mais eficiente na geração de oportunidades e renda. Em resumo, tornar o município um bom lugar para se morar e empreender e um destino acolhedor e completo para o turismo. As ações estão previstas para serem executadas no prazo de um ano e vão servir de modelo para todo o Espírito Santo.
De acordo com Rigo, tratam- se de projetos importantes para alavancar o turismo de Venda Nova, potencializar os empreendimentos e reforçar a marca “Capital Nacional do Agroturismo”.
“O Sebrae/ES recebeu o desafio do Sebrae Nacional de transformar o Espírito Santo em Polo do Turismo de Experiência, desenvolvendo metodologia e inteligência para fornecer para todo o Brasil. Estamos aproveitando as portas abertas da Prefeitura de Venda Nova e do governo Paulinho, agora com a chegada da secretária Licia, para potencializar isso. Juntos, vamos trazer o Estado como referência em turismo de experiência, no caso do Sebrae; e Venda Nova sendo nosso celeiro, nosso ambiente de receptivo nesse nosso desafio de entregar ao Brasil boas práticas e projetos na área”, destacou o superintendente.
O prefeito, Paulinho Mineti, destaca que a parceria colaborativa tem 40% de investimentos da municipalidade e 60% do Sebrae/ES e que confia na competência do Sebrae para aplicação da iniciativa turística pioneira. “O Sebrae é um grande parceiro, com trabalho competente, técnico, ágil e moderno. Estamos juntos para Venda Nova fazer jus ao título de ‘Capital Nacional do Agroturismo’”, declarou.
Para Licia Caliman, a parceria com o Sebrae/ES é de extrema relevância, pois coloca Venda Nova como referência no Estado. “O município passa para outro patamar, abrindo as portas para um trabalho pioneiro em iconografia e referências geográficas, que dá outra cara do lugar para o nosso visitante. A uniformização e padronização da sinalização vão facilitar o turista a conhecer Venda Nova e aproveitar o momento dentro das localidades que lhe interessam”.
Leis mais palatáveis
Dentro da proposta se criar um ambiente de negócios e estimular o empreendedorismo em Venda Nova, o Sebrae/ES propõe que as leis municipais estejam mais palatáveis e acessíveis aos cidadãos.
Segundo Pedro Rigo, o documento, em parceria com a Câmara e a Prefeitura para revisitação da legislação municipal, propõe tirar leis inservíveis do sistema, aglutinar as que têm o mesmo tema e melhorias em outros dispositivos legais, a exemplo dos códigos Tributário e de Postura com base na nova realidade, diferentemente de quando foram criados.
“Com a Câmara disponibilizando essas leis revisitadas, o munícipe vai consultar um arcabouço legal muito mais leve e palatável para tomar decisões e empreender”, concluiu o superintendente do Sebrae/ES.




