Treinamento e Capacitação

Capacitação sobre produção de manga disponível no YouTube do Incaper

por Coordenação de Comunicação e Marketing do Incaper

em 20/08/2020 às 12h31

3 min de leitura

Foto: Incaper

O curso on-line “Capacitação sobre a cultura da mangueira ”realizado na última semana,pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper),contou com a participação de 80 inscritos entre servidores do Instituto e produtores rurais.Aos interessados em adquirir conhecimentos sobre a produção de manga, acapacitação completaestá disponível para o público no canal do YouTube do Incaper.

A carga-horária de 8 horas foi dividida entrequatrodias de curso com conteúdos que contemplam: Variedades, Exigências edafoclimáticas, Manejo de pragas, Manejo de doenças, Poda e indução floral, Comercialização de mangas, e Gestão comercial em frutas.

As capacitações sobre culturas frutíferas fazem parte do Programa Estadual de Fruticultura, que visaàcadeia produtiva das principais frutas do Espírito Santo, segundo um dos organizadores dos cursos on-line, Luiz Fernando Favarato, engenheiro agrônomo, doutor em fitotecnia, pesquisador e coordenador técnico de produção vegetal do Incaper.

A programaçãodacapacitação já abordou a cultura de frutas como abacaxi, maracujá e manga, a mais recente. O próximo curso será sobre cultura da goiaba, entre os dias 25 e 28 de agosto.

O objetivo principal, como afirma o organizador das capacitações, é qualificar os técnicos do Incaper para que o conhecimento chegue até o produtor rural e seja aplicado em suas culturas frutíferas.

“Estamos retomando as atividades do programa, que ficaram limitadas com a pandemia. Encontramos uma boa solução que é realizar os cursos por meio das lives e passando o conhecimento em diante com o apoio de profissionais e professores altamente qualificados ”, disse Luiz Fernando Favarato.

O extensionista do Incaper, César Carvalho, participou do curso on-line sobre cultura da mangueira, na última semana, e destaca os benefícios e conhecimentos adquiridos.

“A capacitação também se originou a partir de uma demanda de maior conhecimento para a prática da atividade que envolve todo o setor. O incentivo para o cultivo da manga vermelha também é uma demanda do setor, e para seu o manejo, é necessário maior profissionalismo e técnicas de cultivo. O curso veio para ampliar os conhecimentos sobre a cultura e é de grande importância para a capacitação dos técnicos ”.

A realização e apoio à capacitação também são feitas pela Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), Centrais de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa-ES), Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Universidade Federal de Viçosa (UFV), Bananas EP, e Bianvirc.

Exit mobile version