#tbtconexaosafra

Primeiro Q-Grader do ES difunde conceito ligado ao café

O “Cafe Arq ” é um complexo feito com contêineres integrados a uma granja desativada de galinhas poedeiras, onde são ministrados cursos de degustação e testes com cafés especiais. Os baristas Felipe Possebon (RJ) e Steven Garcia, de Medellín (Colômbia), à direita, passaram alguns dias no local para ampliar os conhecimentos. (*Fotos: Leandro Fidelis)

*Matéria publicada originalmente em 06/08/2019*

 

Volta e meia um funcionário arremessa a bola de basquete na cesta. A prática é para aumentar a criatividade da equipe da “Café Arq ”, em Venda Nova, e difundir um conceito inovador ligado a experiências com o café para além da xícara.

Em um ambiente que mescla natureza e arquitetura, localizado em Lavrinhas, bairro limítrofe entre zona rural e urbana da cidade, produtores das montanhas capixabas e apaixonados por café até de fora do país fortalecem uma rede idealizada pelo primeiro Q-Grader* do Espírito Santo, o provador Rafael Marques.

Sempre um passo à frente no universo dos cafés especiais, o capixaba conecta 200 cafeicultores de 16 municípios produtores com o mercado. A missão inclui até levar um “laboratório móvel ” às localidades e tornar esta conexão ainda mais próxima.

Com 19 anos de atuação, Marques representa a Fazenda Ambiental Fortaleza (FAF), de Mococa (SP), referência em orgânicos e biodinâmicos, e utiliza a plataforma Algrano, da Suíça, para conectar produtor e torrefadores internacionais.

O objetivo é garantir a independência de quem produz cafés com notas acima de 80 pontos em relação à Bolsa de Nova York, o balizador do mercado de café Arábica commodity, identificando perfis diferenciados para serem trabalhados a longo prazo.

“Tenho que ter delicadeza para conectar os cafeicultores, porque se escolho um produtor errado, o trabalho vai por água abaixo ”, afirma o degustador.

Segundo ele, a ideia é fomentar o conceito da FAF entre os cafeicultores capixabas e criar identidade do trabalho deles nas cafeterias, a partir de nanolotes com sabores únicos. “A cafeteria é como se fosse uma caixinha de sugestões, pois o cliente gera feedback para os perfis diferenciados ”.

*Q-Grader
O termo pode ser traduzido como “Avaliador Q ” (Q de “Qualidade) e se refere a uma certificação mundial dada a profissionais de classificação e degustação de cafés. Ela pertence ao “Q Grader System ”, uma série de exames práticos desenvolvidos pelo Instituto de Qualidade do Café (CQI, na sigla em inglês), órgão que trabalha para uma maior qualidade cafeeira.

Sobre o autor Leandro Fidelis Formado em Comunicação Social desde 2004, Leandro Fidelis é um jornalista com forte especialização no agronegócio, no cooperativismo e na cobertura aprofundada do interior capixaba. Sua trajetória é marcada pela excelência e reconhecimento, acumulando mais de 25 prêmios de jornalismo, incluindo a conquista inédita do IFAJ Star Prize 2025 para um jornalista agro brasileiro. Com experiência versátil, ele construiu sua carreira atuando em diferentes plataformas, como redações tradicionais, rádio, além de desempenhar funções estratégicas em assessoria de imprensa e projetos de comunicação pública e institucional. Ver mais conteúdos