Mais lidas 🔥

Mudanças chegando!
Fenômeno El Niño pode se formar no inverno de 2026; saiba como ficará o clima no Brasil

Temporal e prejuízos
Produtores de Linhares e Sooretama tentam salvar lavouras após fortes chuvas

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 26 de janeiro

Previsão do tempo
Domingo segue com chuva passageira e leve alta das temperaturas no Espírito Santo

Importação e custo de produção
Morango importado abaixo do custo de produção ameaça renda de produtores no ES

Matéria publicada originalmente 13/08/2021
Juventude antenada, que ama o lugar onde vive e ainda o divulga nas redes sociais. Essa combinação perfeita colabora para o turismo nas montanhas do Espírito Santo. Lugares até então desconhecidos em Domingos Martins e Santa Maria de Jetibá viraram destinos desejados com a força do Instagram e do Facebook.
Os criadores dos perfis @domingosmartinses e @santamariadejetiba se dedicam voluntariamente a mantê-los atualizados e ainda atendem os seguidores com pedidos de dicas para chegar aos pontos turísticos. Em julho, o primeiro perfil alcançou 250 mil seguidores, algo inimaginado pelo responsável, o funcionário público Giovani Poli (27), que abriu a conta no Instagram sem pretensões.

“Comecei em 2016 vendo a repercussão de outros perfis do Estado na rede social, que só publicavam Pedra Azul e Campinho quando se referiam a Domingos Martins. Foi na brincadeira, postando fotos dos outros, que do nada cheguei a dez mil seguidores. Em um ano, o perfil já estava com trinta mil seguidores. Cresceu mais do que imaginava”, conta Poli.
O @domingosmartinses ajudou na divulgação do município, avalia o criador do perfil, principalmente em locais antes não tão populares, a exemplo da Pedra dos Ventos. O local conta com um pontilhão e um túnel de trem desativados que se transformaram em cenários para fotos de centenas de turistas nas redes.
“Nunca deixei de postar ao menos uma foto por dia. A marca mais recentemente conquistada pelo perfil é sinal de que o pessoal está gostando do meu trabalho. Tem até atores e jogadores de vôlei famosos mandando mensagem. Para quem não compra seguidores ou faz sorteios, é muito difícil manter uma conta com esse interesse”, avalia.
Outro perfil, o @santamariadejetiba, idealizado pela jornalista Sarah Sthur (26), já passa de 23 mil seguidores. Ela conta que a ideia surgiu em 2013, quando foi princesa da Festa Pomerana. Com a responsabilidade de divulgar mais o município onde nasceu, Sarah sentia a necessidade de buscar novas formas de fazer isso.

Foi então que, em 2014, criou no Facebook a página “Eu Curto Santa Maria de Jetibá”, uma modinha naquele ano. “A página foi tomando uma proporção orgânica porque a rede social era muito mais interativa na época e caminhou sozinha com vídeos sobre a história, a cultura e o turismo da cidade. Atualmente, são cerca de vinte mil seguidores”.
Ainda naquele ano, Sarah foi eleita Rainha Pomerana e, em 2015, continuou o trabalho de divulgação no Instagram ao perceber o potencial da rede na promoção de Santa Maria de Jetibá. O perfil @santamariadejetiba foi o primeiro com o nome da cidade registrado no Instagram.
“Jamais imaginaria que as redes sociais tomariam a proporção que têm hoje, pois eu fazia esse trabalho sem esperar nada em troca. Faço porque gosto e quero levar o nome Santa Maria para o mais longe possível, sempre dando os devidos créditos nas fotos”, afirma a jornalista.
Outras páginas com o nome do município surgiram, mas Sarah manteve o foco em cultura e turismo. Mais recentemente, tem tentado se dedicar mais às redes sociais com reels, stories e enquetes, criando conteúdos “bacanas” para aumentar o engajamento.
“Muita gente interage dizendo que não sabia quem eram os pomeranos. Sempre tem turistas pedindo indicação de lugares para conhecer, comer e dormir, por isto busco ajudá-los para que tenham a melhor experiência possível em Santa Maria. É uma satisfação pessoal ver o município se tornar esse lugar conhecido”.





