#tbtconexãosafra

Crescimento de mais de 200% nas exportações de gengibre

Foto: Divulgação

Matéria publicada originalmente 24/05/2019

O Espírito Santo apresentou um crescimento de 253% no ano passado nas exportações de gengibre, atingindo 9.067 toneladas. A receita dobrou, para US$ 10,2 milhões e o Estado respondeu por 59% das exportações do país.

O cultivo está concentrado na região central Serrana do Estado, em altitudes que variam de 500 a 800m, onde a principal atividade é a olericultura. A cultura é desenvolvida por agricultores familiares, predominantemente de origem alemã e pomerana, em áreas de cultivo em torno de 0,7 ha, tendo os municípios de Santa Leopoldina e Santa Maria de Jetibá como maiores produtores.

Em Domingos Martins, nas divisas com Santa Leopoldina, a família Kempim investe na cultura de gengibre na localidade de Alto Galo. A safra vai de junho até meados de dezembro com boas expectativas por conta do aumento das áreas plantadas e manejo correto com resultados em produtividade. Em 2018, os produtores exportaram 45 contêineres de 1.280 kg cada.

O produtor Deolindo Kempim afirma que a produção na região cresce a cada ano, com destaque nos últimos cinco anos. “Tudo ocorre na base da tentativa e erro dos próprios produtores ”, diz.

Os Kempim trabalham em parceria com duas empresas de Linhares e uma de Belo Horizonte. O produto tem como mercado Estados Unidos e Europa. O preço da caixa de 13,600 kg, de acordo com o produtor, deve ficar nos atuais R$ 25, considerado favorável neste início de safra.

Sobre o autor Leandro Fidelis Formado em Comunicação Social desde 2004, Leandro Fidelis é um jornalista com forte especialização no agronegócio, no cooperativismo e na cobertura aprofundada do interior capixaba. Sua trajetória é marcada pela excelência e reconhecimento, acumulando mais de 25 prêmios de jornalismo, incluindo a conquista inédita do IFAJ Star Prize 2025 para um jornalista agro brasileiro. Com experiência versátil, ele construiu sua carreira atuando em diferentes plataformas, como redações tradicionais, rádio, além de desempenhar funções estratégicas em assessoria de imprensa e projetos de comunicação pública e institucional. Ver mais conteúdos