Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

Matéria publicada originalmente 13/06/2022
O capixaba Tássio de Souza (Incaper) venceu o Cupping Tasters Rondônia 2022, concurso realizado durante o 1° Encontro Brasileiro de Degustadores de Cafés, de 6 a 10 deste mês, em Cacoal (RO). Ele foi um dos três profissionais do Espírito Santo na disputa pelo prêmio de R$ 5 mil.
Com a participação de 50 provadores de todo o país, a competição foi realizada em duas baterias, sendo a seletiva e a grande final. A dinâmica consistia em selecionar xícaras com perfis sensoriais diferentes dentro do menor tempo possível. Na primeira etapa, Tassio conseguiu classificar acertando cinco de seis xícaras em 1min15.
A final foi disputada pelo trio capixaba e uma degustadora de Rondônia. Eram quatro grupos de café, com cinco xícaras cada. Cada grupo constava de duas xícaras com perfis diferentes, totalizando oito aromas a serem identificados pelos degustadores. Deste total, Tassio encontrou seis, se consagrando campeão com o maior número de acertos.
“É um concurso que testa muito nossa habilidade sensorial e, principalmente, a agilidade em interpretar o café. O tempo é inimigo num concurso deste tipo e é preciso acertos mínimos para ser campeão. É uma grata felicidade trazer este título para o Espírito Santo, mostrando que, além de produzirmos bons cafés, temos provadores que se dedicam para os cafés sempre terem as melhores avaliações”, declara o vencedor, que é degustador no escritório do Incaper de Muqui, no Sul capixaba.

Evento
O destaque dos capixabas no 1º Encontro Brasileiro de Degustadores de Cafés não foi só no Cupping. O evento na cidade conhecida como “Capital do Café na Amazônia” foi promovido por grupo de pesquisadores, formado por professores e alunos do Ifes de Venda Nova do Imigrante.
Os professores Lucas Louzada, Aldemar Moreli e Evandro Siqueira fizeram parte da organização do Encontro, juntamente com a Embrapa e a CaféRon. A programação contou com mesas redondas, visitas técnicas, além de palestras e oficinas, que discutiram sobre a produção de cafés de qualidade, arábica e canéfora (robusta e conilon) e seus protocolos de degustação.





