Saiba tudo sobre as novas regras para alimentação animal
por Associação dos Avicultores e Suinocultores do ES
em 08/09/2023 às 13h20
2 min de leitura
A portaria SDA Nº 798/2023, que apresenta novas regras para a fabricação e emprego de produtos destinados à alimentação animal com medicamentos de uso veterinário, foi tema do Seminário Fábrica de Ração, promovido pela Associação dos Suinocultores do Espírito Santo (Ases), Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (FNDS), e o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), nesta terça-feira (05), em Marechal Floriano.
O evento contou com as apresentações da médica-veterinária e integrante da assessoria da alimentação animal do 6º Sipoa/Mapa, Andréa Mendes; o médico-veterinário, consultor da ABCS para assuntos de alimentação animal e proprietário da Neo Consulting, Stefan Rohr; e a médica-veterinária e diretora técnica da ABCS, Charli Ludtke.
Iniciando as apresentações, Andréa Mendes destacou, sob a visão do Mapa, uma série de desmistificações sobre a nova portaria. Na sequência, Rohr tratou da implementação da nova portaria, enfatizando que a legislação estabelece que as medidas devem ser aplicadas para o uso racional de medicamentos na cadeia de alimentação animal, com foco em mitigar os riscos relacionados à resistência aos antimicrobianos e seus impactos à saúde humana e dos animais.
Finalizando a série de apresentações, Charli Ludtke explicou mais sobre antibioticoterapia na suinocultura e os cuidados para um uso eficaz e racional de antibióticos na atividade.
Mais Conexão Safra
Uma ação exclusiva para os contribuintes FNDS, o evento foi aberto para a participação do setor avícola capixaba, por meio da parceria entre Ases e Aves. O objetivo foi harmonizar e colocar em prática as alterações da norma de fábrica de ração, qualificar os produtores sobre a aplicação das boas práticas na elaboração da ração, e fomentar a busca pelo atendimento das crescentes exigências do Mapa e do mercado globalizado.
Diretor executivo da Ases, Nélio Hand ressalta a importância de detalhar a nova portaria para os suinicultores capixabas. “Com certeza, atingimos a missão de levar conhecimento de qualidade para todos os participantes do evento. Gostaria de agradecer a participação da Andréa, Stefan e Charli, que são grandes parceiros da suinocultura de forma geral. Agradecemos também a todos que participaram, tanto da suinocultura como da avicultura”, concluiu Hand.
Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!