Sicoob

Um Sicoob para todo mundo: quem pode se tornar cooperado

por Sicoob News

em 03/11/2023 às 14h12

4 min de leitura

Uma coisa é certa: tem sempre um Sicoob pertinho de você e feito para atender as necessidades da sua vida financeira.

Neste texto, vamos te explicar tudo sobre como se associar e quais as soluções financeiras oferecidas para você e sua empresa. Mas, antes, que tal conhecer mais sobre o Sicoob?

Uma instituição financeira onde você é dono

O Sicoob é uma instituição financeira cooperativa formada por pessoas para prestar serviços financeiros aos seus associados. Mais que clientes, os cooperados são donos, têm voz ativa nas decisões e participação nos resultados das cooperativas. Tudo pautado por cooperação, pertencimento, responsabilidade social e justiça financeira.

Hoje, o Sicoob está presente em todos os estados brasileiros. Já são mais de 7,3 milhões de cooperados, centenas de cooperativas financeiras e mais de 4,5 mil pontos de atendimento.

São oferecidas soluções financeiras completas, com taxas mais justas do que as encontradas no mercado financeiro convencional. Os serviços são os mesmos dos bancos, contemplando:

– Conta corrente

– Investimentos

– Crédito

– Cartões

– Previdência

– Consórcios

– Seguros

– Maquininha de pagamento

– E muito mais!

Como se tornar um cooperado

Qualquer pessoa (física ou jurídica) pode abrir uma conta no Sicoob. O processo pode ser feito diretamente em uma das cooperativas ou de forma fácil e segura pelo aplicativo.

Basta baixar o App Sicoob gratuitamente pela loja do seu smartphone, com seus documentos pessoais em mãos, que são:

  • Para pessoa física: documento de identidade, CPF, comprovante de residência e comprovante de renda.
  • Para pessoa jurídica: contrato social/alterações CNPJ/MF e inscrição estadual, e documentos dos procuradores.

Depois siga o passo a passo:

  • Abra o App Sicoob.
  • Clique em “Abrir Conta”.
  • Escolha o tipo de conta: PF ou PJ (MEI).
  • Informe seus dados pessoais.
  • Escolha a cooperativa mais perto de você.
  • Valide o seu cadastro de acordo com as instruções do App.
  • Escolha o pacote de serviços que mais combina com suas necessidades.
  • Ative sua conta.

Pronto! Agora, é só aguardar a resposta pelo próprio aplicativo e seja bem-vindo ao Sicoob.

Vale destacar que, para se associar, é preciso fazer a integralização da Cota Capital. O valor e a forma de pagamento dessa cota variam de cooperativa para cooperativa.

O que é Cota Capital?

Ao se tornar um cooperado, você passa a ser dono da cooperativa e firma um compromisso com os outros cooperados. Esse compromisso é firmado por meio do pagamento da integralização, a Cota Capital.

O valor fica aplicado em uma conta pessoal, chamada Conta Capital. Na maioria das cooperativas, o valor fica rendendo durante toda a permanência do cooperado na instituição.

A Conta Capital é importante para a sustentabilidade da cooperativa e não pode ser movimentada como uma conta corrente comum. Seus aportes, bem como as condições de saque, estão estabelecidos no Estatuto Social de cada cooperativa.

Quais as vantagens de ser um cooperado?

Além de todas as vantagens que já citamos, como participação nos resultados, voz ativa nas decisões e taxas mais justas, ser cooperado do Sicoob também promove desenvolvimento social, econômico e sustentável para as comunidades.

O cooperativismo financeiro como apoiador das comunidades

Dentro do cooperativismo financeiro, não são só os cooperados que se beneficiam. As comunidades em que as cooperativas estão inseridas também colhem os frutos. Isso porque um dos princípios do cooperativismo é o desenvolvimento socioeconômico local.

Por meio das cooperativas, os cooperados votam em projetos que levam mais qualidade de vida e justiça financeira para todos. Entre os projetos, destacam-se educação financeira, apoio a causas sociais e ações voltadas para a sustentabilidade.

Cooperativismo como apoiador da sustentabilidade

O cooperativismo tem o compromisso de cuidar das comunidades, sendo assim, tem papel importante para o desenvolvimento sustentável. Por isso, existem projetos e ações voltados para o cuidado com o meio ambiente, como o plantio de mudas, redução dos gases de efeito estufa e o incentivo a uma economia de baixo impacto ambiental.

O cooperativismo como apoiador do empreendedorismo

O Sicoob também acredita que o apoio ao empreendedor contribui para uma sociedade mais desenvolvida economicamente. E, consequentemente, com mais prosperidade e justiça financeira.

Por isso, oferece soluções especiais para os empreendedores, como créditos com taxas mais justas, projetos de educação empreendedora, cursos e workshops voltados para o empreendedorismo.

Sair da versão mobile