Sanidade

Registrados 16 defensivos agrícolas genéricos, incluindo três produtos biológicos

"Em 2020, já foram registrados 63 produtos biológicos e orgânicos. Esse é o maior número de registros de produtos desse perfil em um mesmo ano."

por Coordenação geral de Comunicação Social Mapa

em 28/10/2020 às 16h18

2 min de leitura

Foto: Agrolink

OAto n° 60do Departamento de Sanidade Vegetal e Insumos Agrícolas da Secretaria de Defesa Agropecuária, publicado nesta quarta-feira (28) no Diário Oficial da União, traz o registro de 16defensivos agrícolas formulados genéricos, ou seja, produtos que efetivamente estarão disponíveis para uso pelos agricultores.

Entre os produtos registrados, três deles são compostos por microrganismos como oBacillus amyloliquefacienseTrichoderma harzianumque são agentes biológicos de controle de pragas que atacam os cultivos brasileiros.

“A novidade é que são os primeiros registros de produtos que utilizam os dois ativos biológicos em mistura. Isso potencializa o efeito de controle dos ativos biológicos sobre as pragas controladas, gerando maior eficácia ”, explica o coordenador-geral de Agrotóxicos e Afins do Mapa, Bruno Breitenbach.Os produtos registrados são recomendados para o controle deRhizoctonia solani,Sclerotinia sclerotiorum,Deois flavopictaeEuschistusheros.

Todos os produtos utilizam ingredientes ativos já registrados anteriormente no país. O registro de defensivos genéricos é importante para diminuir a concentração do mercado e aumentar a concorrência, o que resulta em um comércio mais justo e em menores custos de produção para a agricultura brasileira.

Em 2020, já foram registrados 63 produtos considerados de baixo impacto (biológicos e orgânicos). Esse é o maior número de registros de produtos desse perfil em um mesmo ano.

Todos os produtos registrados foram analisados e aprovados pelos órgãos responsáveis pela saúde, meio ambiente e agricultura, de acordo com critérios científicos e alinhados às melhores práticas internacionais.

Exit mobile version