Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Momento de atenção!
Espírito Santo tem alerta por risco de granizo e tempestades; veja as cidades

Para prevenir a disseminação da raiva na criação de animais como bois, cabras, ovelhas, cavalos, além dos domésticos (cães e gatos), a Prefeitura de Anchieta iniciou uma campanha de conscientização para os produtores rurais e a população em geral. O vírus da raiva pode contaminar seres humanos e não tem cura. A doença mata.
Serão produzidos cartazes, informativos, reportagens e material para circular no Whatsapp, Instagram e Facebook. A orientação vai atender também aos comerciantes de produtos agropecuários para que eles sejam multiplicadores das informações na hora do contato com os produtores.
Servidores receberão capacitação para a abordagem durante ociclo de palestras nos dias 8 e 9 deste mês de março. Também vai haver visitação às escolas para orientar os alunos, que levam as informações para as famílias.
A Prefeitura de Anchieta vai agir juntamente com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Anchieta e Piúma (Strap) e o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf). A campanha é para a prevenção e orientação e não tem caráter punitivo.
Representantes desses órgãos públicos reúnem-se periodicamente e, na manhã desta terça-feira (28), eles definiram os conteúdos a serem levados à população para reforçar a prevenção.
“A gente tem se empenhado em mobilizar os produtores a vacinar os animais. Estamos levando para o produtor o cuidado com a família, pois a raiva pode contaminar as pessoas. Se alguém suspeitar que algum animal está contaminado, é só nos procurar na Secretaria de Agricultura”, disse o secretário Fabiano Mezadri. “Nossos técnicos vão a campo. Sem punição ao produtor, a gente está aqui para ajudar. É a saúde de seus animais, mas também de suas famílias e os trabalhadores”, afirmou.
Secretaria da Agricultura, Secretaria da Saúde (Centro de Controle de Zoonoses, Vigilância Epidemiológica, Vigilância em Saúde do Trabalhador, Programa de Educação em Saúde e Mobilização Social) e Secretaria de Comunicação fazem parte do grupo de trabalho como representantes da Prefeitura de Anchieta.




