Mais lidas 🔥

Incompatibilidade cavalo/copa
Produtores capixabas recorrem à subenxertia para salvar pomares de laranja

Após derrubada de vetos
Nova Lei de Licenciamento Ambiental aumenta responsabilidade do produtor rural

Comunidade, cultura e origens
Conexão Caparaó celebra famílias pioneiras com o tema "Nossas Origens"

Regularização fundiária
Projeto visa a auxiliar agricultor familiar a regularizar terra

Cotações
Café, boi e hortifruti: confira as cotações do dia 9 de dezembro
.jpg)
Como realizar a colheita da super safra em tempo hábil neste período da pandemia da Covid-19? Uma das soluções é a utilização da derriçadeira manual ou mãozinha, como também é popularmente conhecida.
Uma derriçadeira em funcionamento equivale a duas ou três pessoas realizando o processo manualmente. Seu funcionamento, vibrando os galhos da árvore, faz com que a maioria dos grãos sejam colhidos com eficiência.
Sendo assim, o produtor que optar por esse maquinário, além de economizar em mão de obra, contribuirá para a qualidade do café, visto que a utilização é recomendada quando a lavoura estiver com 15% ou menos de grãos verdes. Desta forma, agregará valor ao produto final e estará contribuindo de forma segura com a prevenção da disseminação do novo coronavírus.
As contratações de mão de obra não estão descartadas, mas é necessário que os proprietários distribuam os trabalhadores em distâncias maiores para a colheita dos grãos, sempre prezando pela saúde e segurança do apanhador de café.
No vídeo abaixo, confira um bate-papo com o associado à Coocafé Maciel Silva e o consultor técnico da cooperativa, Márcio Roberto. O cafeicultor fala sobre os preparativos para a colheita e destaca a satisfação em receber os produtos no conforto de casa. Ele é um dos que aderiram à Campanha “Coopere de Casa Coocafé ”.
Por sua vez, Márcio Roberto pontua os benefícios da derriçadeira e como os cooperados têm trabalhado com o maquinário.
Confira a entrevista completa!




