Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

As cooperativas Coocafé e Coopeavi estão disponibilizando aos cafeicultores associados a modalidade de Barter para aquisição de insumos e maquinários sem a necessidade de os associados acessarem financiamento ou empréstimos bancários.
O gerente regional da Coocafé em Minas Gerais, Ramon Marçal, destaca como benefício dessa transação o produtor gerenciar a produção de forma mais eficiente, pois vai saber exatamente quantas sacas de café precisará para pagar suas compras.
“O produtor tem acesso hoje a todo material de colheita, linha de maquinários: secadores, despolpadores, carretas e conchas, os fertilizantes de solo e foliar e os defensivos agrícolas também estão disponíveis para esse tipo de operação. A modalidade Barter tem crescido nos últimos anos, e isso é devido ao acesso que o produtor tem ao mercado futuro, onde sua mercadoria &ndash, o café &ndash, é valorizado e também comprar o insumo em um preço acessível. Então o associado faz uma correlação de custo versus benefício muito interessante ”, afirma Marçal.
Na Coopeavi, o Barter é uma novidade para os cafeicultores e pode ser aplicado a toda linha de produtos para o café durante o ano todo.
Os gerentes Giliarde Cardoso e Solimar Neitzke apresentaram a nova linha de crédito em todas unidades comerciais e vislumbram vantagens para todos os envolvidos nesta modalidade de negociação para a safra 2020.
“O produtor poderá potencializar sua produção, as lojas, fortalecerem o relacionamento com o cooperado, enquanto para o Negócio Café da Coopeavi, aumentar o volume de captação ”, avalia Cardoso.
O gerente ressalta que 40% das compras de insumos no Brasil foram realizadas por meio do Barter na safra 2019/2020. Um indicador relevante para a Coopeavi passar a ofertar esta modalidade de crédito, aumentando as oportunidades para o produtor. Os interessados devem procurar as unidades comerciais da cooperativa.





