Mais lidas 🔥

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 26 de janeiro

Previsão do tempo
Domingo segue com chuva passageira e leve alta das temperaturas no Espírito Santo

Secador a gás
Produtor do norte capixaba aposta em secador a gás para melhorar a qualidade da pimenta-do-reino

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 23 de janeiro

Café e fotografia
Fotografia valoriza o café do Brasil e recebe prêmio internacional

O calor é uma situação típica no mês de outubro, assim como ao longo da primavera. É muito comum no decorrer do mês, as altas temperaturas no Brasil central – entre o interior do Nordeste, norte de Minas, estados como Piauí, Maranhão e até mesmo sobre o Norte do país. Outubro é um mês naturalmente mais quente em grande parte do Brasil (até mesmo mais que setembro) e os modelos de previsão indicam temperaturas ainda acima da média em 2023.
O calor vai ficar mais intenso sobre áreas do centro-sul do Brasil ainda no decorrer do mês. “Teremos, sim, vários dias com temperaturas acima dos 37 °C, batendo até os 40 °C em alguns lugares, como observado em Mato Grosso do Sul, algumas regiões do interior de São Paulo e do Paraná, mas que não caracteriza onda de calor por não termos um período tão prolongado sob essas condições”, avalia o meteorologista Vinicius Lucyrio.
A primavera de 2023 é especialmente quente por causa da influência do fenômeno El Niño. A mudança na circulação de ventos em vários níveis da atmosfera, causadas pelo fenômeno, altera o caminho normal das frentes frias sobre a América do Sul. Assim, fica mais difícil a mistura do ar quente com o ar frio, de origem polar, que eventualmente possa chegar ao Brasil junto com as frentes frias.
O El Niño dificulta a formação de corredores de umidade e isso também ajuda a manter o ar mais quente do que o normal sobre o Brasil, com chuvas que ocorrem de forma mais isolada. Lembrando que, a chuva e a nebulosidade são importantes reguladores da temperatura diária. Menos nuvens, menos chuva resultam em mais horas com sol forte e mais calor.
A primavera de 2023 acontece com um El Niño de forte intensidade, que vai persistir também durante o verão, dentro de uma atmosfera global em aquecimento e ainda com oceanos mais quentes do que o normal. Para completar o combo quente natural, o aquecimento anormal do oceano Atlântico Norte observado em 2023 também têm influência direta no Clima do Brasil.




