Mais lidas 🔥

Tragédia de Mariana
Bananas cultivadas em área com rejeitos do Rio Doce podem oferecer risco a crianças, diz estudo

Incompatibilidade cavalo/copa
Produtores capixabas recorrem à subenxertia para salvar pomares de laranja

Comunidade, cultura e origens
Conexão Caparaó celebra famílias pioneiras com o tema "Nossas Origens"

Regularização fundiária
Projeto visa a auxiliar agricultor familiar a regularizar terra

Periquito-da-praia
A vovó tinha razão! Estudo confirma potencial anti-inflamatório de planta da medicina popular

Depois de muitos dias de sol escaldante e muito calor, uma frente fria chegará ao Espírito Santo no Carnaval e vai gerar mudanças no tempo. Segundo Maria Clara Sassaki, meteorologista da Climatempo, a frente fria se aproxima do Estado entre sábado (19) e domingo (19), ocasionando pancadas de chuva e queda de temperatura, especialmente entre o domingo e a segunda.
“Em Cachoeiro de Itapemirim, a temperatura sai de 35 graus para 28 graus. Na quarta-feira de Cinzas vai ficar mais fresco. Mas no carnaval a máxima ainda deve chegar aos 31 graus. E vai chover no carnaval, com raios, ventanias, pois a frente fria é bastante intensa. A temperatura está muito elevada e a combinação de calor e umidade favorece chuvas fortes e tempestades”.
Quando o frio chega no Espírito Santo?
O verão deste ano não está para brincadeira. Para dar uma ideia, no dia 5 de fevereiro, um domingo, os cachoeirenses experimentaram temperatura de 40,1°C, com sensação térmica (índice de calor) de incríveis 59°C. E a pergunta que não quer calar é: quando esse calorão vai dar uma trégua?
Segundo Maria Clara, o planeta caminha para o final de um La Niña, que é o esfriamento das águas do Pacífico, e caminha para a neutralidade. Nesse cenário, tudo fica dentro da normalidade. “As frentes frias passam o ano inteiro. O que resfria de fato são as massas de ar polar, que chegam no outono e inverno. E, este ano, será bem dentro da sazonalidade e normalidade. Mas no finalzinho de março e início de abril é o começo outono, ou seja, já teremos temperaturas mais amenas”.




