Mais lidas 🔥

Mudanças chegando!
Fenômeno El Niño pode se formar no inverno de 2026; saiba como ficará o clima no Brasil

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 26 de janeiro

Previsão do tempo
Domingo segue com chuva passageira e leve alta das temperaturas no Espírito Santo

Importação e custo de produção
Morango importado abaixo do custo de produção ameaça renda de produtores no ES

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 22 de janeiro

A frente fria que avança pelo Brasil nesta terça-feira (28) está mudando o padrão do tempo em quase todo o país. De acordo com o Climatempo, a combinação entre sistemas de baixa pressão, cavados meteorológicos e alta umidade mantém o céu nublado, provoca chuva intensa e derruba as temperaturas, especialmente nas regiões Sul e Sudeste.
Na Região Sul, o avanço de um cavado meteorológico e o aumento da umidade mantêm o tempo instável. No Rio Grande do Sul, a chuva começa ainda pela manhã e ganha força ao longo do dia, variando de fraca a moderada intensidade. Entre o noroeste, norte, região central e vales, há potencial para pancadas fortes. Na região metropolitana de Porto Alegre, no litoral norte e na serra gaúcha, podem ocorrer temporais localizados com acumulados elevados. Em outras áreas, há apenas chuviscos isolados. Os ventos se destacam e podem ultrapassar 50 km/h em parte do oeste e da campanha gaúcha. Em Santa Catarina e no Paraná, também há risco de chuva forte e trovoadas, com queda de temperatura durante o dia.
No Sudeste, o deslocamento da frente fria e a atuação de um cavado em níveis médios da atmosfera reforçam as instabilidades sobre os quatro estados. A chuva começa cedo e se espalha ao longo do dia, com risco de temporais isolados em áreas de São Paulo, Rio de Janeiro e no centro-sul de Minas Gerais. Na Grande São Paulo e na Grande Rio, o tempo permanece encoberto e úmido, com aumento do volume de precipitação em relação ao dia anterior. Em Minas Gerais, o norte do estado segue com tempo firme e quente, sob alerta de baixa umidade do ar, enquanto o Espírito Santo e os vales mineiros podem registrar chuva isolada provocada pela umidade marítima. Na capital paulista, os termômetros variam entre 17 °C e 23 °C, com sensação de frio e alta umidade ao longo do dia.
No Centro-Oeste, a frente fria redireciona o fluxo de umidade e favorece a formação de instabilidades no Mato Grosso do Sul, sul de Goiás e em partes do Mato Grosso. As pancadas de chuva ganham força a partir do fim da manhã, com risco de temporais acompanhados de raios e rajadas de vento. Mesmo com a instabilidade, o tempo segue abafado. No leste de Mato Grosso, na maior parte de Goiás e no Distrito Federal, o predomínio é de tempo firme, calor intenso e baixa umidade.
No Nordeste, a circulação de ventos marítimos mantém o tempo instável na faixa litorânea, entre a Bahia e o Rio Grande do Norte. Entre o litoral baiano e pernambucano, podem ocorrer chuvas mais fortes, que se estendem para o agreste baiano. Já no interior, o tempo segue aberto e quente, com alerta para umidade relativa do ar muito baixa durante a tarde.
Na Região Norte, o calor e a umidade elevada mantêm o tempo instável em boa parte dos estados. Em Amazonas, Acre, Rondônia e no sul de Roraima, há risco de chuva forte e temporais localizados. O sudoeste do Pará também pode registrar pancadas intensas, enquanto o restante do Pará, o Amapá e Tocantins terão tempo mais aberto e quente.
Segundo o Climatempo, a frente fria deve continuar influenciando o tempo ao longo da semana, mantendo o padrão de chuvas frequentes, ventos fortes e temperaturas abaixo da média em diversas regiões do país.





