Previsão do tempo

Calor ou frio? Saiba o que esperar do clima no mês de maio de 2024

por MetSul

em 30/04/2024 às 12h49

3 min de leitura

Fotos: Freepik/divulgação

Maio é o terceiro e, historicamente, o mais frio mês do outono climático, que engloba o trimestre de março a maio. No período, as características climatológicas se aproximam mais do inverno, especialmente na segunda metade do mês, diferentemente do primeiro mês da estação – março – em que o clima é mais próximo do observado no verão. Com isso, aumentam os dias de frio ou amenos e ficam menos frequentes os episódios de calor. A análise é do portal Metsul

Em partes do país, a possibilidade de mínimas muito baixas e de geada cresce, tradicionalmente, em maio. Eventos de ar muito gelado de trajetória continental que geram queda de temperatura acentuada e mínimas muito baixas no Sul, no Centro-Oeste, parte do Sudeste e no Norte do Brasil (friagem) não chegam a ser raros. 

No entanto, de acordo com o último boletim semanal da Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera (NOAA) dos Estados Unidos, maio vai começar com condições de El Niño presentes na atmosfera e no oceano, o que explica em parte os extremos previstos para o mês no Centro-Sul do Brasil. A tendência é que no decorrer de maio as águas do Pacífico Equatorial se resfriem, o que deve levar ao final do evento de El Niño de 2023-2024 e a instalação de um quadro de neutralidade (sem El Niño ou La Niña). 

Os amantes do inverno podem esquecer um mês de maio muito frio, como em anos passados. A tendência é de um mês de temperatura acima a muito acima da média em quase todo o Centro-Sul do Brasil, aliás repetindo o padrão que vem se observando por muitos meses seguidos, desde o começo do El Niño no ano passado. A tendência, assim, é que o mês quase todo seja mais quente do que o normal no Centro do país com os maiores desvios positivos de temperatura na primeira quinzena. 

O mês terá em muitas cidades do Sudeste médias de temperatura máxima próximas ou até acima das observadas nos meses de verão, um mês antes do inverno, o que evidencia a excepcionalidade absoluta do desvio de temperatura nas duas primeiras semanas do mês. A temperatura deverá quebrar recordes absolutos para o mês e pode atingir marcas de até 40ºC ou mais em alguns pontos. 

No Sul, a temperatura deve ficar acima da média em quase toda a região, especialmente no Paraná. No Rio Grande do Sul e no Paraná, tempo mais chuvoso deve trazer muitos dias com máximas menores, porém com mínimas mais altas do que o habitual para esta época do ano. Como a tendência é de temperatura mais baixa na Argentina e Uruguai com ar frio, o Oeste e o Sul gaúcho podem ter marcas mais próximas da média. A segunda metade do mês reserva para os gaúchos alguns dias mais amenos com algumas noites mais frias, mas, no geral, será um maio com escassos dias de temperatura mais baixa.

Exit mobile version