Tempo

Alerta vermelho para ciclone extratropical na costa do Brasil

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta vermelho por conta do ciclone extratropical que atinge o Sul do país. O alerta

Foto: reprodução

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta vermelho por conta do ciclone extratropical que atinge o Sul do país. O alerta, que já está vigente, vale até às 10h de quinta-feira (13) e sinaliza grande perigo.

Na parte litorânea dos Estados de Santa Catarina Rio Grande do Sul há risco de ventos fortes que podem chegar aos 100 quilômetros por hora. Isso pode causar danos em edificações, corte de energia elétrica, queda de árvores, transtorno no transporte rodoviário e grande impacto em plantações.

Também para o Sul do país, há risco de chuvas fortes, superiores a 60 milímetros por hora, e queda de granizo. A orientação do Inmet é desligar aparelhos elétricos, em caso de enxurrada, ensacolar objetos de valor e documentos, busca de locais seguros para ficar e, se necessário, buscar auxílio junto à Defesa Civil ou Corpo de Bombeiros.

Sudeste

O ciclone extratropical não deve ter impactos no Espírito Santo, segundo previsões. Na sexta-feira (14) entre a tarde e à noite, ele estará em alto-mar, longe do Brasil, e não causará mais vendavais na costa brasileira. No entanto, também na sexta-feira, uma frente fria vai impactar Estados do Sudeste, inclusive o Espírito Santo, causando queda de temperatura.

Sobre o autor Fernanda Zandonadi Desde 2001, Fernanda Zandonadi atua como jornalista, destacando-se pelo alto profissionalismo e pela excelência na escrita de suas reportagens especiais. Tem um conhecimento aprofundado em agronegócio, cooperativismo e economia, com a habilidade de traduzir temas complexos em textos de grande impacto e relevância. Seu rigor e qualidade na apuração e narração de histórias do setor garantiram que seu trabalho fosse constantemente reconhecido pela crítica especializada, o que a levou a conquistar múltiplas distinções e reconhecimentos em premiações regionais e nacionais de jornalismo. Ver mais conteúdos