Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Momento de atenção!
Espírito Santo tem alerta por risco de granizo e tempestades; veja as cidades

O Banco do Nordeste (BNB) realizou realizou nesta quarta-feira, 22, em Linhares, a entrega do 16º Prêmio de Microfinanças e 8º Prêmio da Agricultura Familiar, reconhecendo microempreendedores urbanos e rurais que se destacaram em aspectos como sustentabilidade, inovação, tecnologia, produção e comercialização. Os vencedores desta edição do prêmio pertencem a quatro cidades capixabas: Colatina, Linhares Nova Venécia e São Mateus.
O superintendente do BNB para o Espírito Santo, Lourenzo de Oliveira, ressalta a importância da premiação aos microempreendedores do estado. “Essa iniciativa é crucial para reconhecer e incentivar os empreendedores que, com inovação e dedicação, contribuem significativamente para o desenvolvimento econômico local. O Banco do Nordeste se orgulha de apoiar e celebrar histórias que exemplificam o impacto positivo de nossos programas de microcrédito.”
Um dos premiados, Osmar Moraes, serralheiro com mais de 10 anos de experiência, enfrentou desafios em sua carreira até descobrir o Crediamigo. Ao utilizar o programa, Osmar conseguiu acesso a crédito facilitado, permitindo-lhe comprar matéria-prima a preços mais acessíveis e repassar os descontos aos clientes. Além de fortalecer seu negócio, Osmar adotou práticas sustentáveis, trabalhando com materiais recicláveis, e dedicou-se a projetos sociais, fabricando cadeiras motorizadas para pessoas com limitações físicas em sua comunidade.
“O empréstimo do Crediamigo me permite comprar o material de que preciso à vista e obter descontos nessa compra. Com isso, consigo ser bastante competitivo no mercado onde atuo. Sobre o projeto social, procuro fazer a minha parte, ajudando as pessoas que precisam. Uso o material reciclado para transformar o que seria lixo em algo útil para a sociedade”, afirmou Moraes.
Apoio aos pequenos
Os programas de microfinanças rural e urbano do Banco do Nordeste, Agroamigo e Crediamigo, são considerados os maiores da América Latina. O Banco é responsável ainda por mais de 90% do crédito para a agricultura familiar em sua área de atuação, que inclui, além do Nordeste, parte de Minas Gerais e do Espírito Santo. Apenas em território capixaba, o BNB desembolsou, neste ano, por meio desses programas mais de R$ 62 milhões com cerca de 30 mil financiamentos realizados.
Confira a relação de vencedores:
Crediamigo
Empreendedorismo Sustentável – Osmar Moraes (Linhares)
Inovação e Tecnologia – Valdineia Dellesport Spalenza (Colatina)
Produção e Comercialização – Roberta Onofre de Andrade Monfardini (Colatina)
Agroamigo
Inovação e Tecnologia – Elso José da Costa (Nova Venécia)
Empreendedorismo na Agricultura Familiar – (São Mateus)
Agricultura Familiar
Inovação e Tecnologia – Silvério Casagrande (Linhares)
Empreendedorismo na agricultura familiar – Izabel Conti Matedi (Linhares)
Sustentabilidade – Gabriel Favero Rodrigues (Nova Venécia)




