Premiação reconhece o trabalho de empreendedores urbanos e rurais
por Assessoria de Imprensa
em 24/11/2023 às 6h51
3 min de leitura

Foto: divulgação assessoria
O Banco do Nordeste (BNB) realizou realizou nesta quarta-feira, 22, em Linhares, a entrega do 16º Prêmio de Microfinanças e 8º Prêmio da Agricultura Familiar, reconhecendo microempreendedores urbanos e rurais que se destacaram em aspectos como sustentabilidade, inovação, tecnologia, produção e comercialização. Os vencedores desta edição do prêmio pertencem a quatro cidades capixabas: Colatina, Linhares Nova Venécia e São Mateus.
O superintendente do BNB para o Espírito Santo, Lourenzo de Oliveira, ressalta a importância da premiação aos microempreendedores do estado. “Essa iniciativa é crucial para reconhecer e incentivar os empreendedores que, com inovação e dedicação, contribuem significativamente para o desenvolvimento econômico local. O Banco do Nordeste se orgulha de apoiar e celebrar histórias que exemplificam o impacto positivo de nossos programas de microcrédito.”
Um dos premiados, Osmar Moraes, serralheiro com mais de 10 anos de experiência, enfrentou desafios em sua carreira até descobrir o Crediamigo. Ao utilizar o programa, Osmar conseguiu acesso a crédito facilitado, permitindo-lhe comprar matéria-prima a preços mais acessíveis e repassar os descontos aos clientes. Além de fortalecer seu negócio, Osmar adotou práticas sustentáveis, trabalhando com materiais recicláveis, e dedicou-se a projetos sociais, fabricando cadeiras motorizadas para pessoas com limitações físicas em sua comunidade.
“O empréstimo do Crediamigo me permite comprar o material de que preciso à vista e obter descontos nessa compra. Com isso, consigo ser bastante competitivo no mercado onde atuo. Sobre o projeto social, procuro fazer a minha parte, ajudando as pessoas que precisam. Uso o material reciclado para transformar o que seria lixo em algo útil para a sociedade”, afirmou Moraes.
Apoio aos pequenos
Os programas de microfinanças rural e urbano do Banco do Nordeste, Agroamigo e Crediamigo, são considerados os maiores da América Latina. O Banco é responsável ainda por mais de 90% do crédito para a agricultura familiar em sua área de atuação, que inclui, além do Nordeste, parte de Minas Gerais e do Espírito Santo. Apenas em território capixaba, o BNB desembolsou, neste ano, por meio desses programas mais de R$ 62 milhões com cerca de 30 mil financiamentos realizados.
Confira a relação de vencedores:
Crediamigo
Empreendedorismo Sustentável – Osmar Moraes (Linhares)
Mais Conexão Safra
Inovação e Tecnologia – Valdineia Dellesport Spalenza (Colatina)
Produção e Comercialização – Roberta Onofre de Andrade Monfardini (Colatina)
Agroamigo
Inovação e Tecnologia – Elso José da Costa (Nova Venécia)
Empreendedorismo na Agricultura Familiar – (São Mateus)
Agricultura Familiar
Inovação e Tecnologia – Silvério Casagrande (Linhares)
Empreendedorismo na agricultura familiar – Izabel Conti Matedi (Linhares)
Sustentabilidade – Gabriel Favero Rodrigues (Nova Venécia)
Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!