Mais lidas 🔥

Mudanças chegando!
Fenômeno El Niño pode se formar no inverno de 2026; saiba como ficará o clima no Brasil

Temporal e prejuízos
Produtores de Linhares e Sooretama tentam salvar lavouras após fortes chuvas

Previsão do tempo
Domingo segue com chuva passageira e leve alta das temperaturas no Espírito Santo

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 26 de janeiro

Importação e custo de produção
Morango importado abaixo do custo de produção ameaça renda de produtores no ES

O barista brasileiro Boram Um, da cafeteria Um Coffee Co., venceu a World Barista Championship (WBC), competição internacional considerada como as “Olimpíadas do Café“, e se tornou o melhor barista do mundo. A competição foi realizada em Atenas, na Grécia, e foi finalizada neste sábado (24).
O título é inédito para o Brasil, já que a competição existe desde 2000, e a melhor colocação alcançada por um brasileiro foi em 2007, quando a barista Silvia Magalhães ficou em sexto lugar.
Os competidores tiveram 15 minutos para preparar 12 cafés, sendo quatro espressos, quatro com leite e quatro que representassem a assinatura própria.
O barista apresentou um blend de arábica produzido em sua fazenda em São Gonçalo do Sapucaí, no sul de Minas Gerais, com outro arábica da variedade gueixa do Panamá. “Pude provar o café escolhido [por Boram] para a competição, (…) que era maravilhoso, e a bebida com leite. A melhor bebida com leite que já tomei na minha vida”, disse Bressani, que preside a Associação de Cafés Especiais da Alta Mogiana e já foi juiz em competições mundiais de baristas.
Para ele, a conquista inédita de Boram “é muito importante” para o Brasil, o maior produtor mundial de café.




