pube
Piscicultura

Piscicultura regional se fortalece com a reinauguração de filetadora

Filetadora de Alto Norte, em Muniz Freire, é reaberta e já começa a operar este mês

por Site Prefeitura

em 06/07/2023 às 17h38

4 min de leitura

Piscicultura regional se fortalece com a reinauguração de filetadora

*Fotos: AssCom Prefeitura de Muniz Freire

No último dia 30 de junho, ocorreu a reinauguração da Unidade de Beneficiamento de Tilápia, em Alto Norte, marcando mais um avanço do Programa Municipal de Piscicultura, o Mais Peixe. A filetadora agora é administrada pela Cooperativa dos Empreendedores Rurais de Domingos Martins (Coopram), que venceu o chamamento público para gerir o espaço. A meta inicial é produzir mensalmente 30 toneladas de tilápia, sendo 10 toneladas em forma de filé, gerando 10 empregos diretos já a partir deste mês de julho.

Durante a reinauguração da filetadora, o prefeito Dito Silva ressaltou que Muniz Freire possui condições favoráveis para se tornar um dos maiores produtores de pescado do Espírito Santo. Ele destacou a importância do programa em cobrir toda a cadeia produtiva, incluindo a comercialização, para auxiliar os produtores a superar dificuldades. O prefeito enfatizou que o Mais Peixe valoriza a cultura da produção e beneficiamento do pescado, ajudando os produtores a evitar intermediários e aumentar a renda familiar.

“Sempre acreditei na piscicultura como uma das alternativas mais viáveis para os produtores muniz-freirenses. É uma alegria estar aqui, nesse evento, vendo o que para mim, era um sonho desde a época em que fui vereador. Essa visão tomando corpo e se tornando realidade e já beneficiando muita gente. Agradeço a todos os parceiros que acreditaram no Mais Peixes, como o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, e ao Senar. Nosso próximo passo, é colocar a estação de alevinagem de Itaici, que já está sendo reformada, para funcionar”, afirmou Dito Silva.

pube

“É uma alegria para nós essa parceria com a Prefeitura de Muniz Freire para a gestão dessa unidade. A Coopram veio para garantir o comércio. Vocês (produtores) podem produzir porque nós temos como adquirir essa produção. Nosso negócio é mercado. É esse o trabalho que faremos em Muniz Freire”, declarou Darli José Schaefer, presidente da Cooperativa de Empreendedores Rurais de Domingos Martins, durante a solenidade.

A Coopram, responsável pela administração da filetadora, tem como principais clientes instituições governamentais, incluindo a merenda escolar (PNAI e PAA), fornecendo também para prefeituras de São Paulo e Magé (RJ). Além disso, eles possuem uma carteira de clientes privados.

“Sob a gestão do prefeito Dito Silva, estamos transformando o Mais Peixes em um modelo a ser seguido. Nossa produção, que antes era de 25 toneladas/ano, em 2023 deve ser de 250 a 300 toneladas/ano. E isso só vai crescer”, comemorou o secretário de Desenvolvimento Agropecuário, Renato Bueno (foto abaixo).

Representando o Governo do Estado na reabertura da Unidade de Beneficiamento de Tilápias de Alto Norte, o subsecretário de Estado de Agricultura Familiar, Rogério Favoretti, reinterou o apoio do Estado ao Programa de Piscicultura desenvolvido em Muniz Freire. “Essa é uma parceria que vem dando certo. E, em nome do secretário Enio Bergoli, reafirmo que as portas do Governo do Estado estão abertas para auxiliar no que for necessário”, frisou Favoretti.

Mais Peixes

O Programa Mais Peixe foi lançado em 2021 com o objetivo de promover a diversificação nas propriedades rurais de Muniz Freire, incentivando a criação de peixes como fonte de renda. Atualmente, o programa conta com a participação de 25 produtores e está aberto a novos interessados. Todos os produtores recebem capacitação e acompanhamento constante para a criação de peixes em tanques escavados ou tanques-rede, dependendo da estrutura do terreno.

O programa também forneceu 40 equipamentos (tanques-rede) para as propriedades beneficiadas, em uma parceria entre o município e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag). Até o momento, foram povoados cerca de 115 mil alevinos nas propriedades desde agosto de 2022.

O Mais Peixe oferece apoio aos produtores, como horas/máquina gratuitas para a escavação de açudes licenciados e outras intervenções nas propriedades participantes. Além disso, os produtores recebem auxílio na infraestrutura de transporte de insumos e alevinos adquiridos pelo grupo. O programa conta com máquinas próprias, como uma retroescavadeira, uma escavadeira hidráulica, um caminhão caçamba e um caminhão refrigerado.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!