Mais lidas 🔥

Tragédia de Mariana
Bananas cultivadas em área com rejeitos do Rio Doce podem oferecer risco a crianças, diz estudo

Periquito-da-praia
A vovó tinha razão! Estudo confirma potencial anti-inflamatório de planta da medicina popular

Modelos climáticos
La Niña deve perder força nos próximos meses e terminar no fim do verão

Modelos climáticos
Próximo El Niño deve ser formar em 2026

Mercado
Mesmo com menor demanda, baixa oferta garante estabilidade nos preços do mamão


O município de Guaçuí foi um dos 14 municípios selecionados para receber uma Unidade de Observação (UO) do projeto de seleção de cultivares de café Arábica para o Caparaó e Montanhas Capixabas. A unidade fica localizada na propriedade do cafeicultor Leandro Dessi de Paula, na comunidade de Santo Antônio.
Intitulado “Seleção de cultivares elites de café arábica para produtividade e qualidade de bebida em diferentes ambientes de cultivo nas regiões das Montanhas e Caparaó Capixaba”, o projeto é do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) junto à Embrapa Café e ao Consórcio Pesquisa Café.
Os locais para implantação do projeto e instalação das Unidades de Observação e Pesquisa contemplaram diferentes regiões produtoras do Estado e diferentes estratos de altitude.
Segundo o agente de desenvolvimento em extensão rural do escritório do Incaper em Guaçuí, Maxwel de Souza, foram plantadas na unidade local dez cultivares elite/selecionadas de café Arábica para serem avaliadas quanto à resistência/tolerância a pragas e doenças, produtividade, produção de cafés superiores especiais e raros e lucratividade do cultivo.
A condução do projeto no município ficará a cargo do escritório local do Incaper em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e o Incaper de Divino de São Lourenço. Os órgãos serão responsáveis por todos os monitoramentos a serem realizados ao longo dos 12 anos de pesquisa e avaliação do projeto.






