Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento em parceria com a Prefeitura de Carmo, realiza o evento de lançamento da última etapa de vacinação contra a Aftosa, na próxima terça-feira (02/04), no município de Carmo. Nesta fase, serão imunizados os bovinos e bubalinos de todas as idades durante todo o mês de abril.
A abertura da campanha terá a participação dos secretários municipais, prefeitos e produtores rurais.
– Com a antecipação da campanha de vacinação contra a Aftosa, do mês de maio para abril, todos os pecuaristas precisam estar atentos e ativos durante todo o processo, desde a vacinação até a declaração. Esse é um momento de muita atenção e parceria para conseguirmos alcançar o nosso objetivo – ressalta o secretário de Agricultura, Dr. Flávio Ferreira
O que é Febre Aftosa?
A Febre Aftosa é uma doença animal altamente contagiosa, causada por vírus, que acomete as espécies de animais biungulados, entre outros, os animais de produção: bovinos, bubalinos, suínos, caprinos e ovinos.
É considerada a principal doença animal de impacto econômico, devido às perdas produtivas que acarreta nos rebanhos acometidos, assim como às restrições sanitárias que afeta à comercialização intramunicipal, intermunicipal, interestadual e internacional de animais, seus produtos e subprodutos.
Vacinação obrigatória
A vacinação é obrigatória. O produtor que não imunizar e declarar a vacinação do seu rebanho pode ser multado e ter a propriedade interditada. O registro deverá ser entregue ou enviado em até 5 dias após a imunização para um dos Núcleos ou Postos Municipais de Defesa Agropecuária.
– É um processo de substituição da vacinação pelo aumento da vigilância sanitária em todo o território fluminense, sendo fundamental que o cadastro das propriedades rurais esteja atualizado. Este procedimento é realizado junto ao Núcleo de Defesa Agropecuária ou Posto Municipal no momento da entrega da declaração de vacinação – alerta o superintendente de Defesa Agropecuária, Paulo Henrique Moraes.
Os contatos de e-mail dos Núcleos de Defesa Agropecuária e o formulário de declaração de vacinação podem ser acessados por meio deste link: https://www.agricultura.rj.gov.br/node/54.
Serviço
Data: 02 de abril de 2024
Horário: 13h
Local: Quintal da Naninha – Rua Senador Dantas – Carmo RJ




