Mais lidas 🔥

Mudanças chegando!
Fenômeno El Niño pode se formar no inverno de 2026; saiba como ficará o clima no Brasil

Temporal e prejuízos
Produtores de Linhares e Sooretama tentam salvar lavouras após fortes chuvas

Previsão do tempo
Domingo segue com chuva passageira e leve alta das temperaturas no Espírito Santo

Importação e custo de produção
Morango importado abaixo do custo de produção ameaça renda de produtores no ES

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 26 de janeiro
Criadores de animais e os responsáveis por terras arrendadas usadas para a criação desses deverão atualizar seus dados pessoais no Portal de Serviços, disponível no site do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf): www.idaf.es.gov.br.
A atualização, que deverá ser feita até o dia 14 de setembro, é obrigatória a todos e está condicionada à utilização do sistema pelos produtores. Ou seja, quem não concluir o cadastro dentro do prazo estipulado ficará impossibilitado de acessar o sistema e de emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA), documento obrigatório para transporte de animais. Também não será possível realizar outras atividades de defesa sanitária animal, como comprovação de vacinação contra febre aftosa, atualização do rebanho entre outras.
Para o cadastro, deverão ser informados dados, como: nome completo, CPF, RG, e-mail, telefone e endereço. Além disso, deverão ser anexadas cópias dos documentos do produtor (JPG ou PDF), que poderão ser fotografados pelo celular, desde que garantida a boa visualização.
“Estamos atualizando o sistema para benefício do próprio produtor rural. Nesse nova versão, muito mais moderna e de fácil compreensão, o acesso poderá ser feito pelo celular e ainda haverá a possibilidade de emitir a GTA também para equídeos. Os produtores continuarão emitindo a GTA on-line para as outras espécies (bovinos, ovinos, caprinos, entre outros) e utilizando o sistema para outras atividades sanitárias. Por isso, a atualização desses dados é de extrema importância ”, explica Fabiano Fiuza, gerente de Defesa Sanitária e Inspeção Animal do Idaf. (*Fonte: Idaf)




