Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

Já estão abertas as inscrições para o curso on-line de habilitação de médicos-veterinários para realizarem os procedimentos de colheita e envio de amostras sorológicas para exames de mormo (doença que acomete os equídeos). O curso é promovido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e, no Espírito Santo, o procedimento é coordenado pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) e pela Superintendência Federal de Agricultura e Pecuária (SFA-ES).
A médica-veterinária do Idaf Adriana Rampinelli, responsável no órgão pelo Programa Nacional de Sanidade dos Equídeos (PNSE), explicou que apenas médicos-veterinários previamente habilitados são autorizados a realizar os procedimentos de colheita de amostras sorológicas para os testes diagnósticos e encaminhamento aos laboratórios credenciados. “Os profissionais devem ser aprovados em capacitação específica sobre o PNSE, oferecida e organizada pelo Serviço Veterinário Oficial, além de serem devidamente registrados no respectivo Conselho Regional de Medicina Veterinária”, explicou Adriana Rampinelli.
O curso
O curso é realizado exclusivamente no formato on-line e está disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem da Embrapa pelo link: https://ava.sede.embrapa.br/login/index.php.
As inscrições são gratuitas e o curso tem início logo após a efetivação da inscrição. A capacitação é autoinstrucional, com carga horária de 20 horas.
Para obter o certificado, é preciso concluir os módulos e as capacitações e obter, no mínimo, 70 pontos. Ao final do curso, o interessado deverá enviar o certificado aos responsáveis pelo PNSE no Espírito Santo, para oficializar o pedido de habilitação. Os e-mails para habilitação no estado são: sisa-es@agricultura.gov.br e sdsa@idaf.es.gov.br.



