Mais lidas 🔥

Mudanças chegando!
Fenômeno El Niño pode se formar no inverno de 2026; saiba como ficará o clima no Brasil

Temporal e prejuízos
Produtores de Linhares e Sooretama tentam salvar lavouras após fortes chuvas

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 26 de janeiro

Previsão do tempo
Domingo segue com chuva passageira e leve alta das temperaturas no Espírito Santo

Importação e custo de produção
Morango importado abaixo do custo de produção ameaça renda de produtores no ES

Para fomentar o melhoramento genético em rebanhos leiteiros e de corte, a Secretaria Municipal de Agricultura, Aquicultura, Pecuária e Abastecimento de Linhares firmou um Acordo de Cooperação Técnica com a Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais do Brasil (Conafer). O acordo, lançado nesta quarta-feira (21), garante a distribuição de 600 doses anuais de material genético (sêmen) para inseminação artificial dos rebanhos do município.
A zootecnista da Prefeitura de Linhares, Luiza Forzza, explicou que o “+ Pecuária”, que é um programa de melhoramento genético inédito no Brasil, uma parceria entre Conafer e Alta Genetics, fornece aos agropecuaristas familiares linharenses o acesso a uma importante tecnologia na produção de rebanhos.
A iniciativa é uma oportunidade de levar ao produtor uma nova tecnologia reprodutiva, proporcionando ganhos positivos à pecuária do município com a utilização de material genético de ponta, como os da empresa também parceira do Programa Alta Genetics, que possuem animais superiores e selecionados dos melhores plantéis do país.
“Além do melhoramento genético, são muitas as vantagens de utilizar a inseminação artificial no rebanho, como o aumento na taxa de prenhez, redução do intervalo de partos, concentração dos nascimentos e desmame, facilitando o manejo da propriedade, padronização do rebanho e o aumento da produtividade”, explicou a zootecnista.



