Ação conjunta do Brasil e Venezuela visa erradicar aftosa no país vizinho

Última ocorrência foi em 2013. Setor privado será parceiro das ações que começam em outubro

Autoridades sanitárias do Brasil e da Venezuela vão elaborar conjuntamente plano de atualização de registro de propriedades, produtores e rebanhos, e vacinar contra febre aftosa todos bovinos e bubalinos nos municípios venezuelanos, Gran Sabana e Sifontes, e brasileiro de Pacaraima (RR), a partir de primeiro de outubro. A medida está prevista em termo de entendimento mútuo firmado pelos representantes dos dois países nesta quinta-feira (6), em Roraima.


Conforme o acordo assinado por Guilherme Marques, diretor do Departamento de Saúde Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e por Wilmer Guerra, diretor de Saúde Animal Integral da Venezuela, nos demais municípios do estado de Bolívar, que faz fronteira com Roraima, a vacinação ocorrerá de acordo com compromissos do país alinhados com Plano Hemisférico para Febre Aftosa (Phefa). A última ocorrência de aftosa no rebanho venezuelano foi registrada em 2013.


O setor privado brasileiro repassará gratuitamente o quantitativo de vacinas contra a doença. O documento firmado entre os dois países foi também assinado por representantes da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e da Federação e Confederação Nacional de Agricultores e Pecuaristas da Venezuela.


A atuação conjunta que visa a erradicação da febre aftosa na Venezuela está prevista na Resolução número 1 da Comissão Sul Americana da Luta contra a Febre Aftosa (Cosalfa), de abril deste ano, que reconheceu a “necessidade premente dos 13 países membros apoiarem a Venezuela ”, sob a coordenação do Centro Panamericano de Febre Aftosa (Panaftosa).


A reunião começou a ser viabilizada a partir do primeiro encontro de brasileiros e venezuelanos em Pirenópolis, Goiás, em abril do ano passado, quando já foi decidida a vacinação oficial dos rebanhos bovinos e bubalinos em um raio de 15 km, traçados de ambos os lados paralelamente à linha de fronteira.


Marques disse ainda que “a estratégia do Panaftosa para a Venezuela é a de atuar em todo o país, vacinar e imunizar o rebanho inteiro e assim erradicar a febre aftosa do continente americano ”. (*Fonte: Mapa)

Sobre o autor Redação Conexão Safra O crédito coletivo Redação Conexão Safra identifica a equipe de jornalistas, editores e profissionais que produz diariamente o conteúdo da plataforma com rigor, responsabilidade e ética. Com experiência e curadoria cuidadosa, o time entrega informações relevantes sobre o agro no Espírito Santo, no Brasil e no mundo, fortalecendo a Conexão Safra como referência e elo entre produtores, pesquisadores, investidores e formuladores de políticas. Ver mais conteúdos