Inovação

Laboratório do Idaf terá sistema on-line para resultados de análise da qualidade do leite

Grupo do Idaf, responsável pelo Laboratório de Análise da Qualidade do Leite estiveram na Embrapa Gado de Leite, para conhecer um software

Foto: divulgação Idaf

O diretor-presidente do Idaf, Leonardo Cunha Monteiro, e a equipe responsável pelo funcionamento do Laboratório de Análise da Qualidade do Leite: Thiago Farias, Priscila Firmino e Marcus Vinícius Rodrigues, estiveram esta semana, na Embrapa Gado de Leite, em Juiz de Fora, Minas Gerais, para conhecer um software capaz de modernizar os processos técnicos e de gestão do laboratório de análise da qualidade do leite.

Após conhecerem o funcionamento do software, a equipe trabalha para que ele seja implantado, ainda nesse semestre, no Laboratório de Análise da Qualidade do Leitedo Espírito Santo. O software facilitará o acesso aos dados e resultados laboratoriais em tempo real, ou seja, tanto laticínios quanto cooperativas e produtores rurais poderão acompanhar a realização das análises, bem como acessar resultados e históricos.

Para o diretor-presidente do Idaf, o laboratório trará grandes ganhos para todo o segmento leiteiro do Estado. “Hoje grandes cooperativas buscam por resultados mais ágeis e digitais e, em breve, poderemos oferecer esse serviço. Temos o único laboratório estadual vinculado à Rede Brasileira da Qualidade do Leite do País, que passou, recentemente, no governo Casagrande por melhorias na infraestrutura e adquiriu mais uma linha de equipamentos. Os laticínios, cooperativas e produtores não precisarão mais realizar esse serviço fora do nosso Estado, porque teremos aqui deforma acessível, mais econômica e próxima a todos”, disse.

Monteiro ainda ressaltou a importância da inserção de mais tecnologia no laboratório. “Quero agradecer àEmbrapa, que está disponibilizando o sistema sem custo nenhum para o Idaf, e desde o início, quando os contatei, foram solícitos e parceiros. Vale ressaltar que o Idaftambém é o órgão que mais oferta serviços on-line para a população, facilitando o atendimento ao cidadão, a diminuição do tempo para a execução da demanda e a satisfação dos usuários”, pontuou.