pube
Pecuária leiteira

Capixaba é o melhor criador de Girolando 1/2 Sangue do Brasil

Bruno Vivas, de Mimoso do Sul, obteve a melhor pontuação do ranking até a 17ª Megaleite, que terminou sábado (18), em Belo Horizonte

por Leandro Fidelis

em 20/06/2022 às 17h39

3 min de leitura

Capixaba é o melhor criador de Girolando 1/2 Sangue do Brasil

*Fotos: Divulgação

O capixaba Bruno Vivas, do Criatório Girolando e Gir Leiteiro Vivas (Fazenda Santa Augusta), de Mimoso do Sul, conquistou quatro títulos da 17ª Megaleite, que terminou sábado (18), em Belo Horizonte. Além de melhor criador de Girolando 1/2 Sangue e 2º melhor expositor CCG do evento, Vivas sagrou-se melhor criador e expositor do ranking nacional da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando. O feito é inédito para um produtor de leite do Espírito Santo.

A classificação no ranking considerou a soma dos pontos acumulados nas últimas cinco exposições nacionais, a partir de 2021, do calendário da Girolando. Para escolher os ganhadores do 1º ao 8º lugar em cada categoria, o júri avaliou os animais com as características morfológicas mais adequadas para raça. Os quesitos incluem aspectos que conferem longevidade de produção e maior característica leiteira.

A Megaleite é a maior feira de pecuária leiteira da América Latina, reunindo os melhores criadores do Brasil, que é o principal produtor de gado Girolando do mundo. Bruno participou do evento na companhia do pai, José Luiz Vivas, e de Sérgio Peixoto, que presta assessoria à propriedade. Os organizadores da Exposul Rural acompanharam a cerimônia de premiação e deram a notícia em primeira mão no Youtube (*Confira abaixo).

pube

Para Vivas, mais do que vitórias individuais, o resultado coloca o Espírito Santo em destaque definitivamente no cenário nacional como produtor de genética de excelência.

Dominique FIV Mogul Vivas- Reservada Campeã vaca 4 anos CCG 1/2 Holandês + 1/2 Gir Leiteiro da Megaleite 2022.

“Os prêmios são um marco na pecuária leiteira capixaba. O Estado vem fazendo um trabalho diferenciado na produção de genética. Já deixou de ser importador de Minas Gerais e passou a ser exportador para todo o Brasil. Hoje, o Espírito Santo produz animais de ponta em nível nacional e esse prêmio vem para coroar e chancelar isso frente a todo público do país. Vamos batalhar para manter essa conquista nos próximos anos”, declarou o criador.

Confira o resultado oficial do capixaba após a 17ª Megaleite!

– MELHOR CRIADOR CCG 1/2 Holandês + 1/2 Gir Leiteiro do Ranking Nacional 2021/2022 da Associação Girolando

– MELHOR EXPOSITOR CCG 1/2 Holandês + 1/2 Gir Leiteiro do Ranking Nacional 2021/2022 da Associação Girolando

– MELHOR CRIADOR CCG 1/2 Holandês + 1/2 Gir Leiteiro da Megaleite 2022

– 2º MELHOR EXPOSITOR CCG 1/2 Holandês + 1/2 Gir Leiteiro da Megaleite 2022

A vaca Lolita foi uma das premiadas na 17ª Megaleite.