Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca
Foi inaugurada, na última semana, a ampliação do Laboratório de Análise da Qualidade do Leite, do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf). A solenidade aconteceu na Fazenda Santana, em Cariacica, onde funciona o laboratório, e contou com a presença do governador Renato Casagrande.
“Estamos inaugurando o nosso Laboratório do Leite, o único estatal credenciado no Ministério da Agricultura. Antes, nossos produtores de leite e laticínios precisavam enviar todos os meses o leite cru para análise em outros Estados. A partir de agora, vamos fazer parte desse serviço aqui mesmo no Espírito Santo, economizando tempo e dinheiro dos produtores. Também estamos entregando mais 22 veículos ao Incaper, seguindo a reestruturação que estamos fazendo no órgão, pois o encontramos destruído no início da gestão. São conquistas para nossos produtores rurais”, afirmou o governador Casagrande.
Para a ampliação do laboratório, o Governo do Estado investiu R$ 872 mil na reforma da infraestrutura e na compra de novos equipamentos. Com as melhorias, foi possível credenciar o laboratório à Rede Brasileira de Qualidade do Leite (RBQL), ampliando o atendimento a toda cadeia de produção leiteira, não só do Espírito Santo, mas de todo o País.
Durante a inauguração, foi anunciado o lançamento da unidade móvel de atendimento a produtores rurais, cooperativas e laticínios, chamada de “Vaca Móvel”. O veículo será utilizado para recolher as amostras de leite nas principais regiões leiteiras do Estado, e transportá-las até o laboratório.
"A ampliação do laboratório, a Acreditação na norma ABNT NBR ISO/IEC 17025, o credenciamento no Ministério da Agricultura e o ingresso na Rede Brasileira de Qualidade do Leite só reforçam o brilhante trabalho que o Idaf vem desempenhando ao longo desses anos. A gestão alinhada com uma equipe técnica séria e competente elevaram o Instituto a um patamar altíssimo. Todo esse trabalho vai dar suporte aos produtores rurais em todo processo de análise do leite, dando mais qualidade e credibilidade aos produtos”, ressaltou o secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Paulo Foletto.
De acordo com o diretor-presidente do Idaf, Mário Louzada, a RBQL é uma grande conquista do órgão, colocando o Espírito Santo em posição de destaque no cenário nacional e beneficiando toda a cadeia produtiva do leite e os consumidores.
“Somos o 11º laboratório do País e o único do Espírito Santo a integrar a RBQL, sendo o Idaf o único órgão estadual dentre os membros. Acompanhei todo o esforço e dedicação da equipe técnica da Gerência de Diagnóstico Laboratorial para que a Acreditação e o credenciamento fossem possíveis. Estamos muito felizes pela possibilidade de oferecer um ambiente favorável para produtores, cooperativas e agroindústrias capixabas. Isso só é possível graças a dedicação do Governo em prol de uma agricultura cada vez mais forte e a parceria da Seag com o Instituto”, destacou Louzada.
O superintendente do Sistema OCB/ES, Carlos André Santos de Oliveira, o Carlão, reforçou a importância do laboratório para a cadeia produtiva do leite. “Vai reduzir o custo, aumentando e melhorando a qualidade do produto. Principalmente para os menores produtores que são cooperados. Em momentos de crise como vivemos, o governador não se furtou de investir e parabenizo sua coragem em inovar. Importante essa entrega e reestruturação que tem feito no Incaper”, disse.
O deputado estadual Adilson Espindula, membro da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa, também esteve presente na solenidade. “É um dia de muitas entregas aos produtores e ao setor agropecuário. Entregamos, por meio de uma emenda, um automóvel que foi nomeado de ‘Vaca Móvel’, que traz melhorias aos nossos produtores. Os investimentos que o governador vem fazendo, principalmente em benefícios aos nossos produtores, jamais foram vistos no Espírito Santo”, destacou.
Novos veículos
O Incaper foi contemplado com a entrega de 22 veículos zero quilômetro, com investimento de R$ 1 milhão. A renovação da frota de veículos melhora as condições de atendimento ao público-alvo do Instituto e garante maior segurança para os servidores nos deslocamentos até as propriedades rurais.
Os 22 novos veículos foram adquiridos com recurso do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), viabilizado pela Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer). A nova frota soma-se ao total de 100 carros que foram entregues ao Incaper desde 2020 até este ano, sendo cerca da metade adquirida com recursos do Governo do Estado e o restante com recursos do Governo Federal.
Na oportunidade, o Governo do Estado também entregou ao Incaper 107 Kits Web compostos por câmera, fone e caixa de som. Os equipamentos vão viabilizar a realização de videoconferências, buscando também reduzir gastos com diárias e combustíveis.
Para o secretário de Estado da Agricultura, Paulo Foletto, a entrega desses veículos é importante para melhorar a infraestrutura dos escritórios do Incaper e só foi possível devido à organização das contas do Governo do Estado mesmo em meio à pandemia. "A aquisição dos novos veículos vai permitir um melhor desempenho das atividades e uma melhor prestação de serviço aos produtores rurais capixabas. O Incaper é um grande instrumento de desenvolvimento no interior e é fundamental melhorar cada dia mais as condições de trabalho dos servidores”, afirmou Foletto.
“Os carros contribuirão para a execução dos serviços realizados, principalmente no campo, junto ao agricultor familiar. É mais um recurso agregado ao trabalho de nossos extensionistas e técnicos. Com essa aquisição, nós alcançamos a marca de ter um veículo novo em cada um dos escritórios do Incaper em todo o Estado”, pontuou o diretor-presidente em exercício do Incaper, Abraão Carlos Verdin.
Também estiveram presentes, a vice-governadora do Estado, Jacqueline Moraes; a vice-prefeita de Cariacica, Edna Furtado; além de vereadores do município e diretores dos órgãos.
*Foto capa: Reprodução Exame




