Mais lidas 🔥

Mudanças chegando!
Fenômeno El Niño pode se formar no inverno de 2026; saiba como ficará o clima no Brasil

Temporal e prejuízos
Produtores de Linhares e Sooretama tentam salvar lavouras após fortes chuvas

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 26 de janeiro

Previsão do tempo
Domingo segue com chuva passageira e leve alta das temperaturas no Espírito Santo

Importação e custo de produção
Morango importado abaixo do custo de produção ameaça renda de produtores no ES
O governo do estado vai adquirir 28 novas estações meteorológicas para monitorar as condições climáticas de todo o território do Espírito Santo. Os equipamentos poderão identificar com mais precisão as variações do tempo, dando condições aos órgãos de segurança de alertar a população com maior rapidez sobre possíveis desastres.
No total, serão investidos R$ 4 milhões. A previsão é que os aparelhos passem a funcionar a partir do segundo semestre deste ano.
Segundo o chefe do Departamento de Respostas da Defesa Civil Estadual, major Anderson Pimenta, o estado trabalha hoje com 22 estações de propriedade do Incaper (Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural) e do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Mas diante da extensão territorial do Espírito Santo, alguns pontos ficam descobertos pelo serviço de meteorologia.
“Nosso objetivo é distribuir esses novos equipamentos nessas regiões, mantendo sempre uma distância de 25 quilômetros de raio entre uma estação e outra. Com isso, será possível cobrir todo o estado ”, afirma Pimenta.
Entre as áreas beneficiadas estão principalmente os municípios do interior, como Marechal Floriano, Santa Leopoldina, Pancas e Colatina.
Na Grande Vitória, o único contemplado é a Serra, que ainda não possui nenhuma estação.

Informação compartilhada
As informações coletadas pelas estações meteorológicas serão compartilhadas entre o setor agrícola do estado e a Defesa Civil Estadual. Desde 2017, o órgão utiliza dados meteorológicos oficiais para alertar a população via SMS sobre tempestades, alagamentos e deslizamentos de terra.
“Existe no estado mais de um milhão de números de celulares. Mas apenas 3% estão cadastrados em nosso sistema. Queremos aumentar o número cadastrado. É um alerta que pode salvar vidas ”, diz o major.
Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto (SMS) com o seu CEP para o número 40199. “As mensagens sobre alertas de chuvas que ultrapassem o acumulado de 80mm em 24h ou 30mm em 1 hora são enviadas automaticamente ”, diz Pimenta.




