Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Momento de atenção!
Espírito Santo tem alerta por risco de granizo e tempestades; veja as cidades
O governo do estado vai adquirir 28 novas estações meteorológicas para monitorar as condições climáticas de todo o território do Espírito Santo. Os equipamentos poderão identificar com mais precisão as variações do tempo, dando condições aos órgãos de segurança de alertar a população com maior rapidez sobre possíveis desastres.
No total, serão investidos R$ 4 milhões. A previsão é que os aparelhos passem a funcionar a partir do segundo semestre deste ano.
Segundo o chefe do Departamento de Respostas da Defesa Civil Estadual, major Anderson Pimenta, o estado trabalha hoje com 22 estações de propriedade do Incaper (Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural) e do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Mas diante da extensão territorial do Espírito Santo, alguns pontos ficam descobertos pelo serviço de meteorologia.
“Nosso objetivo é distribuir esses novos equipamentos nessas regiões, mantendo sempre uma distância de 25 quilômetros de raio entre uma estação e outra. Com isso, será possível cobrir todo o estado ”, afirma Pimenta.
Entre as áreas beneficiadas estão principalmente os municípios do interior, como Marechal Floriano, Santa Leopoldina, Pancas e Colatina.
Na Grande Vitória, o único contemplado é a Serra, que ainda não possui nenhuma estação.

Informação compartilhada
As informações coletadas pelas estações meteorológicas serão compartilhadas entre o setor agrícola do estado e a Defesa Civil Estadual. Desde 2017, o órgão utiliza dados meteorológicos oficiais para alertar a população via SMS sobre tempestades, alagamentos e deslizamentos de terra.
“Existe no estado mais de um milhão de números de celulares. Mas apenas 3% estão cadastrados em nosso sistema. Queremos aumentar o número cadastrado. É um alerta que pode salvar vidas ”, diz o major.
Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto (SMS) com o seu CEP para o número 40199. “As mensagens sobre alertas de chuvas que ultrapassem o acumulado de 80mm em 24h ou 30mm em 1 hora são enviadas automaticamente ”, diz Pimenta.




