Mais lidas 🔥

Cafeicultura capixaba
Produtores rompem tradição e mudam realidade do café arábica no noroeste do estado

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 26 de janeiro

Secador a gás
Produtor do norte capixaba aposta em secador a gás para melhorar a qualidade da pimenta-do-reino

Previsão do tempo
Domingo segue com chuva passageira e leve alta das temperaturas no Espírito Santo

Agricultura
Setor do cacau: Faes chama atenção para riscos fitossanitários e práticas desleais

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) apoiou na quinta-feira (13), a realização da 1ª Rodada de Negócios de Logística Reversa de Embalagens Longa Vida do Estado. O evento ocorreu na Cidade da Inovação, em Vitória, reunindo mais de 60 associações capixabas de catadores de materiais recicláveis, cooperativas e empresas do setor.
A iniciativa busca fortalecer redes de comercialização de embalagens longa vida, promovendo a coleta seletiva e a reciclagem de forma eficiente e integrada. Com a presença da Tetra Pak, líder mundial em soluções de processamento e envase de alimentos, a rodada serviu para criar um ambiente favorável para negociações e capacitações sobre a destinação adequada desses materiais.
Segundo a empresa, em 2024 foram comercializados no Espírito Santo 32 toneladas de embalagem longa vida pós-consumo. Isso gerou R$ 21 mil reais para seis associações capixabas e com a rodada de negócios, o objetivo é expandir para todas as associações a modelagem de negócios.
O secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Felipe Rigoni, destacou a importância da iniciativa. “Este evento é uma oportunidade única para discutirmos e promovermos a coleta e reciclagem de embalagens longa vida em todo o Estado. Nosso objetivo é capacitar os catadores para atuarem em redes de comercialização específicas para essa tipologia de resíduos”, afirmou.
A programação do evento inclui momentos de debate e trocas de experiências entre os participantes. A agenda conta com apresentação da Tetra Pak, palestras sobre a venda de embalagens longa vida em rede e um espaço de conversa direta com as associações de catadores.
A logística reversa de embalagens longa vida envolve um trabalho conjunto entre catadores, cooperativas e empresas, garantindo que esses materiais sejam reciclados, reutilizados ou destinados corretamente. O evento marcou um passo importante na consolidação de uma economia mais circular e ambientalmente responsável no Espírito Santo.
A iniciativa surge como continuidade de encontros realizados anteriormente pela Seama, como o debate promovido em maio de 2024, que abordou desafios jurídicos do setor, investimentos necessários, crédito de massa futura e estratégias de divulgação e marketing. Com essa nova rodada de negócios, a expectativa é que novas oportunidades sejam criadas para fortalecer a cadeia de reciclagem no Estado.




